AAMA apresenta projeto de preservação ao Legislativo

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
A Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AAMA), esteve presente na ultima reunião ordinária da Câmara, quando apresentou projeto que visa a proteção de nascentes.

Criada há 12 anos, a associação voltada para o meio ambiente vem desenvolvendo trabalhos desde sua criação usando palestras, atividades em comemorações alusivas, datas simbólicas, criando unidade de recebimento de pequenos volumes (URPV), beneficiando nascentes d'água tendo orgulho em ter protegido a nascente do córrego Canabravinha, córrego esse que corta boa parte da cidade de Unaí.

Nesta linha, a associação esta desenvolvendo desde dezembro de 2009 um de seus maiores projetos, a proteção de 21 nascentes em 22 propriedades na região do Pico na zona rural do município. Com o patrocínio da PETROBRAS, por intermédio da PETROBRAS AMBIENTAL, a AAMA receberá recursos em um período de dois anos para que sejam protegidas as nascentes, construídas cercas de contenção, construção de barraginhas, reposição de mata ciliar, serão plantadas 30 mil mudas de árvores nativas entre outras, curvas de nível e demais benefícios que garantam a permanência definitiva da corrente d'água.

Um grupo formado por associados esteve na ultima reunião ordinária, quando representado pelo presidente, Washington Moreno e pelo engenheiro Ambiental, gestor do projeto, Ernane Faria, foi apresentado a todos como se dá o projeto que recebeu o nome de – Unaí – Rio das Águas Escuras. O proejto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, SAAE, IEF e Associação dos Produtores Rurais da Região do Pico, proprietários das terras beneficiadas. Foi mostrado todas as etapas a serem compridas e ao final, algumas dúvidas foram esclarecidas quando os vereadores agradeceram pela presença e parabenizaram por mais esse trabalho.

O presidente, vereador Euler Braga, agradecido pela visita, deixou a sua Casa a disposição, desejando que o trabalho não pare ao findar a parceria com a PETROBRAS e que todas as nascentes que desaguam no rio Preto possam um dia estarem preservadas.

Para maiores informações e até mesmo adesões junto a associação, poderão se adquiridas pelo site www.aama.org.com.br .