Alunos do Consep visitam dependências do Procon e Câmara Municipal de Unaí.

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Com foco principal de trabalhar com jovens entre 14 a 17 anos, oferecendo cursos profissionalizantes e afastando-os do mundo das drogas e da ociosidade é que foi criado o Proac em 2007, quando Polícia Militar em conjunto e Consep verificaram a necessidade de tirar adolescentes em situação de risco pessoal e social das ruas, dar uma ocupação e, ao mesmo tempo, prepará-los para a vida e para o mercado de trabalho. No batalhão os alunos almoçam e assistem diariamente a aulas teóricas e práticas para sua formação pessoal, moral e cultural. No ultimo dia 12 eles alunos visitaram as dependências da Câmara Municipal de Unaí .

A Câmara Municipal de Unaí, recebeu no ultimo dia 12, a visita de 36 jovens adolescentes participantes do Conselho de Segurança Urbana de Unaí (Consep) e Proac, acompanhados pelo Sargento Isaias um dos coordenadores do programa, os alunos visitaram as dependências do Procon onde puderam aprender mais detalhes sobre os direitos e deveres do consumidor, visitaram as dependências do Poder Legislativo unaiense e o gabinete da presidente a vereadora Luciana Alves na oportunidade encontravam-se presentes os vereadores Edmilton Andrade, Netinho do Mamoeiro e Paulo Arara, que ofereceram aos alunos, uma breve explanação sobre o papel do vereador no desenvolvimento do município, logo em seguida os alunos participaram da reunião ordinária no plenário da Câmara.

O Consep e o Proac, existem há 7 anos em nosso município, em 2010 o programa foi homenageado em Belo Horizonte, como sendo o melhor programa de trabalho e socialização de jovens com idade entre 14 a 17 anos no estado de Minas Gerais. Já foram formados nesse período, 7 turmas, totalizando uma média de 280 alunos,  que além de noções de cidadania recebem aulas de português, redação, educação para o trânsito, educação ambiental, ética pessoal e profissional, saúde do adolescente, matemática financeira, etiqueta social, educação física e ordem unida estão entre as muitas disciplinas que vão compor a formação integral dos jovens. Em meio às aulas, recebem lanche.

Sargento Isaias informou que para ingressar no programa primeiramente o interessado deve estar matriculado em qualquer escola da rede publica ou particular do município, ter mais de  13 e menos de 18 anos .