Em defesa dos animais

por daniel — publicado 24/11/2016 15h50, última modificação 14/08/2020 16h46
Sociedade unaiense debate a criação do Conselho de Proteção Animal e do Fundo de Bem-estar Animal em Unaí.

Unaí, 23 de novembro de 2016

O plenário da Câmara Municipal de Unaí recebeu nesta terça feira, dia 22 de novembro, representantes do Poder Público, de universidades e de diversas entidades ligadas à proteção dos animais, para uma discussão acerca do Projeto de Lei nº 52/2016, que “cria o Conselho Municipal de Proteção aos Animais – COMPA; cria o Fundo Municipal de Bem estar Animal –FUMBEA – e dá outras providências”. A discussão aconteceu durante a 7ª Reunião Especial da Câmara Municipal de Unaí, na forma de Audiência Pública, que foi presidida pelo autor do Projeto e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Eugênio Ferreira (PMDB).

Durante a Audiência, foram apresentadas fotos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município de Unaí, trazidas pela representante do grupo “Adota Unaí”, Fernanda Carolina, que disse que os animais recolhidos no canil de nosso Município não se encontram nas condições adequadas. Fernanda também fez comparações com um canil visitado por ela, na cidade de Guarapari ES, onde os animais têm uma área livre à sua disposição, com grama e alguns brinquedos. Medidas simples, mas que, segundo ela, podem fazer uma grande diferença para os animais.

Edna Maria, Presidente da AUPAA e também membro do Conselho Municipal de Saúde, afirmou que faz visitas frequentes ao canil do CCZ, e que considera elevado o número de casos de morte espontânea e de animais sacrificados. Ela falou sobre a importância da criação do COMPA, que dará voz às entidades de proteção aos animais em Unaí junto ao Poder Público e do FUMBEA que, segundo ela, pode ser uma ótima alternativa frente às dificuldades de captação de recursos. Edna também destacou a necessidade de aquisição de um “castra-móvel” (que é um veículo equipado com material para castração dos animais) para o atendimento tanto em área urbana quanto na zona rural.

Conheça o Projeto na íntegra clicando aqui.

A mesa de honra foi composta pelos Vereadores Eugênio Ferreira (PMDB) e Zé Goiás (PSDB), pela Senhora Ângela Maria, representante da EMATER; Edna Maria, representando a AUPAA e; pela doutora Amanda Melo, médica veterinária da UFVJM. Estiveram presentes ainda representantes do IEF, CEPASA, da ONG Mente Aberta, do Adota Unaí, e alunos e professores das universidades CNEC, UFVJM e FACTU.