Jovens ligados na política

por daniel — publicado 29/03/2017 17h35, última modificação 14/08/2020 16h46
Oficinas preparam os alunos do Projeto Parlamento Jovem para a etapa de formulação de propostas.

Unaí, 28 de março de 2017

 

Dando início às atividades do Projeto Parlamento Jovem, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Unaí promoveu um ciclo de palestras com o intuito de apresentar as esferas do Poder Público aos alunos. Em especial os alunos tiveram a chance de conhecer melhor o Poder Legislativo de Unaí.

Na primeira oficina, realizada em 16 de março, os alunos aprenderam sobre as formas de atuação do Vereador, sobre o processo legislativo, iniciativa dos Projetos de Lei, funcionamento das comissões, e projetos de participação popular, entre outros temas.

Of. 2 - 16-3 (2).jpg

A oficina foi conduzida pelo Dr. Aron Efren Mendes Reineiros, atual chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Unaí, que tem larga experiência no Poder Legislativo Municipal.

 

Ministério Público Estadual

2017-03-23 Elejis PJ-Oficina com Dr. André (18).jpg

A segunda oficina do mês de março foi ministrada pelo representante do Ministério Público Estadual e Promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Unaí, Dr. André Merrighi. Ele apresentou aos alunos o trabalho de promotoria em relação aos jovens, às crianças e aos adolescentes de nossa cidade, destacando os órgãos que formam a rede de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Unaí, como o Centro Socioeducativo, os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Conselho Tutelar.

 

Edição de 2017

No ano de 2017 o Projeto Parlamento Jovem trata do tema “EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS”. Em Unaí, participam alunos do ensino médio do Colégio Athos e das escolas Dom Eliseu, Tancredo Neves, Vigário Torres, Virgílio de Melo Franco, Domingos Pinto Brochado e Delvito Alves.

Em todo o estado de Minas Gerais, 65 municípios estão desenvolvendo atividades nesta edição, sendo que Unaí é sede do Polo Noroeste do projeto, que conta com os Municípios de João Pinheiro e Bonfinópolis de Minas. Alunos do Projeto nas 3 cidades se encontraram na Câmara Municipal de Unaí, no dia 17 de agosto, para a realização da Plenária Regional, oportunidade em que apresentarão, discutirão e votarão as propostas apresentadas por eles em relação ao tema “Educação Política nas Escolas”.

 

Todas as oficinas acontecem na Câmara Municipal de Unaí, e são abertas ao Público.

Confira abaixo o cronograma de atividades:

 

CRONOGRAMA PJ 2017 01.jpg