Juventude unaiense comanda o Plenário da Câmara Municipal

por daniel — publicado 08/06/2017 17h57, última modificação 14/08/2020 16h46
Projeto Parlamento Jovem 2017 realiza Plenária Municipal em Unaí.

Unaí, 08 de junho de 2017

A Câmara Municipal de Unaí recebeu, na tarde desta quinta feira (08 de junho), os alunos do Projeto Parlamento Jovem Minas edição de 2017 para a realização da Plenária Municipal.

Estudantes unaienses das escolas: Colégio Athos; E.E. Dom Eliseu; E.E. Tancredo Neves; / E.E. Virgílio de Melo Franco; E.E. Vigário Torres; E.E. Domingos Pinto Brochado e; E.E. Delvito Alves discutiram e votaram propostas sobre o tema: EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS. Todas as propostas foram elaboradas pelos próprios alunos durante o período de formação e, caso sejam aprovadas poderão integrar o documento final do projeto, que será analisado pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Ao todo as propostas devem passar pelo crivo de 3 plenárias, sendo elas: Municipal, que acontece hoje com os alunos da cidade de Unaí;  Regional, que envolverá os alunos de Unaí, João Pinheiro e Bonfinópolis de Minas, e, por fim; a Plenária Estadual, que ocorrerá em Belo Horizonte, onde as propostas aprovadas serão anexadas ao documento final do projeto.

 

Formação política e cidadã.

Os alunos, que hoje debaterão suas propostas, passaram por um período de formação básica, onde foram ministradas aulas sobre: a reforma do ensino médio no Brasil; o processo legislativo; a atuação da Promotoria da Infância e da Juventude; Plano Decenal de Educação; transparência nos órgãos públicos; Projeto Escola Sem Partido e; atuação do Procon/Câmara.

Posteriormente, eles passaram pela formação específica, que tratou diretamente do tema EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS e foi nesta fase que eles elaboraram as propostas que aqui serão debatidas.

Histórico do Projeto

O Projeto Parlamento jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais de todo o Estado, com o objetivo de fomentar a educação política e cidadã dos estudantes do ensino médio. O Projeto acontece desde o ano de 2004, tendo sido expandido para todo o Estado em 2010, devido ao seu grande sucesso.

Nesta edição participam 65 municípios mineiros, divididos em Polos Regionais. O município de Unaí iniciou sua participação em 2015, no Polo Triangulo Mineiro. Com a adesão da Câmara Municipal de João Pinheiro, em 2016, foi formado o Polo Noroeste de Minas. Neste ano de 2017, o Polo Noroeste também conta com a participação do município Bonfinópolis de Minas.