por daniel — publicado 25/10/2017 14h41, última modificação 14/08/2020 16h46
Adoção de hábitos saudáveis pode ajudar na prevenção do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, com o apoio da ANMEC e da Câmara Municipal de Unaí, uma palestra para alertar a população unaiense sobre a “possível prevenção ao câncer de mama a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis”. A palestra aconteceu na tarde do dia 24/10/2017 e foi ministrada pelo médico e nutrólogo Bruno Fernandes.

Auto exame, atividade física, alimentação saudável foram apresentados como formas estatisticamente comprovadas de se prevenir o câncer. Dr. Bruno reforçou a importância de se divulgar as informações sobre os benefícios dos hábitos saudáveis para o grande público. “Notícias ruins se espalham com muita facilidade, por isto, vamos nos empenhar em espalhar também as notícias boas”. Ele também lembrou que as boas práticas podem ajudar até mesmo àquelas pessoas que são diagnosticadas com o câncer, pois os exercícios e a boa alimentação fortalecem e preparam o corpo para o tratamento.

Esta última informação foi comprovada pelo depoimento da Bioquímica Ana Paula Fortes Costa, que foi diagnosticada com câncer de mama, passou pelo tratamento e superou a doença. Ela contou como foi a sua luta contra o câncer de mama, suas principais dificuldades e, principalmente, sobre o que lhe deu forças para enfrentá-la.

Silvone Francisca de Oliveira, diretora executiva da ANMECC, também deu o seu depoimento e falou sobre a importância do apoio familiar ao paciente de câncer. Ela também parabenizou a iniciativa de se promover os meios de prevenção e o diagnóstico precoce. Silvone também lamentou alguns casos e mulheres que não se cuidaram ou que procuraram atendimento tarde demais e deixou um recado às mulheres: “não tenha vergonha de procurar ajuda especializada, o mais importante é ficar curada”.

Nos links abaixo você pode acessar a gravação da reunião e os slides da palestra do Dr. Bruno Fernandes.

Vídeo da palestra.

Slides sobre a adoção de hábitos saudáveis.