Parabéns Unaí

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
O Poder Legislativo de Unaí, nessa importante semana para o município, quando o mesmo completa 65 anos de história e de independência sócio/política/administrativa, parabeniza a todos os que aqui chegaram e fizeram deste local a sua terra, o seu chão onde criou raízes e famílias. A todos que ajudam nesta eterna construção, recebam os parabéns da Câmara Municipal. No dia 15 de janeiro se comemora também o dia do Pioneiro.

O ano era 1943. O cenário mundial era de guerra. O nacional era de ditadura. Getúlio Vargas comandava o país que se confundia entre continuar com investimentos agrícolas, padronizando a potencia territorial da nação nesse seguimento, ou se lançar diretamente, como se deu, no mundo das industrias e da modernidade. Minas era governada pelo senhor Benedito Valadares Ribeiro e a capital, era administrada pelo eterno 'peixe vivo' Juscelino Kubistchek de Oliveira.


Ao noroeste restava o esquecimento e com o ouro de Paracatu já se acabando, restavam apenas as fazendas que mesmo imensas em território, produziam pouco nestas terras de cerrado. O gado sempre foi valorizado e com ele a cidade se mantinha levando o leite e a carne para os grandes centros. Foi graças ao leite de Unaí, que se se conseguiu construir a estrada de ligação com a nova capital federal que nascia ali do lado, no coração do planalto central.


O primeiro homem a administrar o município foi o ainda atuante senhor José Luiz Adjuto Filho, pessoa querida da comunidade unaiense, que até os dias de hoje, se lembra com carinho do discurso proferido há 65 anos, ele então com seus 20 anos e com muito trabalho e determinação pela frente.


Os anos se passaram e vieram as conquistas. Primeiro o feijão e milho abundantes e que junto ao gado, forneciam sustento e renda para o novo município. Mais pessoas vindo para o novo local, o tempo passando, até a chegada da notícia da construção da nova capital, dando novo impulso a região. Veio a descoberta da cultura do cerrado. Vieram mais pessoas e não pararam de chegar.


Aos 65 anos, Unaí hoje tem o maior PIB agropecuário do estado, possui o segundo maior rebanho, é fornecedora, somente para a capital federal, de 200 mil litros de leite diários, é município polo regional, tendo como atração três escolas de ensino superior, sendo uma mantida pelo estado. Tem o maio número de assentamentos rurais, é regional em segurança comas policias Militar e Civil entre outras fortes tendências e espera ansiosa a vinda de indústrias que possam agregar valor aos inúmeros produtos que germinam abundante devido o forte calor e as chuvas cadenciadas da região.


A Câmara Municipal de Vereadores de Unaí, por intermédio dos senhores vereadores, fiéis depositários da confiança da população, agradecem a todos os homens e mulheres que não mediram esforços para que Unaí chegasse ao patamar que ostenta hoje. Sabemos que muito ainda deve ser feito para um engrandecimento maior do município e região e esperamos que com a experiência desses 65 anos, possamos todos nós, bem direcionados, remeter a cidade que possui o rio de águas escuras a consolidação regional, com reconhecimento junto aos demais 853 municípios que compõem a terra da liberdade, a terra das Minas Gerais. Parabéns Unaí. Poder Legislativo – O Poder do Povo.