Parlamento Jovem realiza seção plenária na Câmara Municipal.

por daniel — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Alunos do Parlamento Jovem debatem e votam propostas sobre segurança pública na Câmara Municipal de Unaí.

A Câmara municipal de Unaí sediou no dia 03/07/2015, a seção plenária do parlamento jovem 2015. Alunos do colégio Athos, e das escolas Estaduais Dom Elizeu e Tancredo de Almeida Neves ocuparam os lugares dos vereadores para debater e votar sobre 11 propostas desenvolvidas por eles mesmos, e divididas em 3 subtemas.

Os alunos passaram por 4 meses de formação, com debates e palestras para aprofundar o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” com a monitoria do corpo de servidores e monitores do Projeto. As propostas votadas na seção municipal seguirão, para a Plenária Regional, em Uberaba, no dia 20 de agosto e, em seguida, a Plenária Estadual, que ocorrerá em Belo Horizonte, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 1015. Ao final da Plenária Estadual, um documento contendo todas as propostas será encaminhado para a Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas. Delas podem emanar novas leis que melhorem o sistema estadual de segurança pública.

A mesa diretora, foi composta pelos alunos, Ana Luísa Aparecida Pereira (Coordenadora de Mesa), Augusto de Oliveira Cortes (1º secretário), Vitor Batista Gonçalves (vice coordenador de Mesa) e Laura Eduarda Carvalho Silva (2ª Secretária), e conduziu a seção contando com o apoio o de servidores da câmara municipal. As propostas escolhidas para a formação do Documento Base, que será apreciado pela Plenária Regional de Uberaba, foram:

Subtema 1 – Prevenção Social do Crime, a proposta: n.º 2 (Concessão de incentivos fiscais a empresas que ofereçam qualificação profissional e vagas de trabalho para presos do Sistema Prisional de Minas Gerais nos setores agrícola, industrial ou de construção civil, entre outros setores que demandam grande quantidade de mão de obra”).

Subtema 2 –Novas perspectivas para a atuação policial.

Proposta n.º 1 (“Criação, no âmbito da Polícia Militar, da Polícia Especializada da Criança e do Adolescente, com o objetivo específico de atuar junto a esse segmento da população, inclusive com ações de prevenção, como o Projeto Adolescente Cidadão, desenvolvido pelo 28º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com a inclusão das meninas no projeto”).

Subtema 3 - Proteção a segmentos vulneráveis à violência,

Proposta n.º 2 (“Oferecimento, pelo Estado de Minas Gerais, de treinamento a agentes e profissionais de saúde da família para capacitá-los a identificar, durante as visitas mensais, a possível ocorrência de maus tratos e violência doméstica contra crianças, mulheres e idosos  no seio familiar”).