REALIZADA 1ª REUNIÃO ITINERANTE NO DISTRITO DE SANTO ANTONIO DO BOQUEIRÃO

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Um dos mais antigos distritos de Unai, o Boqueirão reúne cerca de 6 Assentamentos, e por esse motivo é um dos principais responsáveis pela força da agricultura familiar em nossa região. Justamente por isso, foi o local escolhido para acontecer a 1a reunião Itinerante do poder Legislativo, que visa visitar as comunidades do nosso município e estreitar o contato entre o legislativo e os moradores. Os 15 vereadores da câmara municipal de Unai, estiveram presentes e puderam apresentar suas propostas e ouvir aos apelos da comunidade.

Frei Rômulo fez a leitura Bíblica e em seguida fez uma breve explanação sobre o texto, destacando a importância de se caminhar com a convicção de se fazer o bem , seguindo os ensinamentos de Cristo.
Morador do Distrito do Boqueirão a mais de 22 anos, o senhor Gaspar Peres, disse, que muitos requerimentos podem ser feitos através dessas reuniões, e muitas melhorias podem ser alcançadas como por exemplo: posto de saúde, correio e outras benfeitorias que ainda não existem no Distrito, e que facilitaria e muito a vida dos moradores .
Presente à reunião, o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antonio do Boqueirão o senhor Adão Salgado, salientou a importância da participação popular. Comentou também sobre os projetos que estão em andamento que visam trazer maior conforto principalmente para a realização da Festa de Santo Antonio, como a manutenção da rede elétrica .
O presidente do P.A Paraíso, Tim, disse que com essas reuniões itinerantes, a população dos assentamentos e zona rural, que normalmente não tem condições de estar presentes às reuniões, restritas aos moradores da cidade, tem a oportunidade de conhecer como se dá os trabalhos do legislativo. "Temos ainda a obrigação como presidentes de associações, que estarmos de olho nas emendas parlamentares que são disponibilizadas para as comunidades, esperando apenas que tomemos um posicionamento. Nós da zona rural, precisamos ser assistidos e sermos lembrados " afirmou.
Segundo o senhor Nelson Luis, vice- presidente do P.A Modelo, os moradores da comunidade agradecem a todos os vereadores e ao senhor prefeito por terem olhado para a zona rural. Nelson ainda aproveitou seu espaço na tribuna para solicitar aos legisladores, que olhem com mais carinho, para o transporte escolar que conduz as crianças que sofrem muito, para poderem ter a oportunidade de estudar.
Finalizando a participação popular, o presidente de Ruralminas o senhor Darlem Persi, sugeriu aos senhores vereadores que aumentem sua atenção para a zona rural que necessita muito de apoio, pois estão mais distantes, disse que sua comunidade está de portas abertas para receber o poder Legislativo.
A conservação das estradas que dão acesso ao Distrito do Boqueirão, foi um assunto que contou com a unanimidade dos presidentes das associações, que informaram a dificuldade que enfrentam, durante principalmente o período chuvoso . Outro assunto de destaque foi sobre a caixa d'água, que precisa de manutenção, pois a mesma não tem atendido a todos do distrito da forma que necessitam.
Vereadora Dorinha Melgaço, autora do requerimento, em sua justificativa afirmou ser de fundamental importância a realização de uma reunião itinerante afim de garantir aos moradores do Distrito, o direito de participação como todo e qualquer cidadão. O requerimento foi assinado juntamente com a Presidenta Vereadora Luciana Alves e os vereadores Edmilton Andrade, Netinho do Mamoeiro, Paulo Arara, Paulo do Saae, Shilma Nunes e Ilton Campos.
A vereadora presidente Luciana Alves, avaliou como positiva a realização da 1a Reunião Itinerante, haja vista que superou as expectativas e dessa forma puderam ouvir os anseios da comunidade do Distrito de Santo Antonio, onde os presidentes das Associações de moradores usaram a Tribuna, fizeram elogios e levaram suas reivindicações aos senhores vereadores.
A próxima reunião Itinerante ocorrerá no dia 30 de setembro no Distrito de Ruralminas.