Realizada no Plenário da Câmara Municipal Audiência Publica sobre o repovoamento dos rios e afluentes do município.

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Em uma época que o estímulo à preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos naturais é palavra de ordem em todo o planeta, o vereador Paulo Arara solicitou a realização de audiência pública reiterando o requerimento de sua autoria, buscando meios para o repovoamento dos rios, lagos e quaisquer correntes de água do nosso município. Após feita a abertura da Audiência pública o senhor Prefeito Delvito Alves, reforçou o apoio do município em todas as ações que visem beneficiar o meio ambiente, e essa atitude do vereador Paulo Arara veio agregar mais valor ao pensamento de preservação dos nossos rios.

O doutor Geraldo Donizete Luciano advogado especialista em direito ambiental, deu uma verdadeira aula de preservação ambiental, citou algumas ações e atitudes de desbravadores, que com força de vontade conseguiram modificar a historia da humanidade.

Um dos organizadores da Barqueta de Santo Antonio do Boqueirão, Crescêncio Martins, citou exemplo de sua família que eram ribeirinhos, e buscavam no pescado o seu sustento. O ex-vereador enfatizou que com o passar dos anos essa tem sido uma realidade distante do que ocorre, uma vez que tem diminuído gradativamente o numero de peixes nos rios e lagos do município, abraçando de forma parceira essa iniciativa do vereador Paulo Arara.

Secretario de meio ambiente do Município, Carlos Lysias, fez uso da palavra e reafirmou o apoio de sua secretaria junto ao requerimento do vereador, para que juntos, os poderes públicos possam encontrar meios de solucionar os problemas alusivos ao meio ambiente.

“ É necessário suspender a pesca do município por um período, afim de que a própria natureza consiga se recuperar da degradação ora enfrentada, e com o repovoamento de alevinos possa novamente fornecer a fartura de peixes já conhecida do nosso município” . Essa foi a afirmação do Representante da Cia do Peixe de Brasília - DF, Renato Antonio de Melo. Segundo o senhor Renato, essa atitude se faz necessário para que o repovoamento atinja o seu objetivo. Ao final de sua fala anunciou a doação de 50 mil alevinos ao município.

Os vereadores que estavam presentes fizeram algumas perguntas técnicas, buscando sanar todas as duvidas acerca do tema, que foram respondidas pelos membros que compuseram a mesa de honra.