Resumo da Reunião Ordinária

Amigo internauta, acompanhe abaixo um resumo de tudo o que aconteceu na reunião de número 46 da Câmara Municipal de Vereadores de Unaí, realizada na ultima segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2009. Veja os principais fatos.

Dando inicio a reunião, o senhor presidente, após cumprimentar a todos, deliberou a palavra o primeiro secretário, vereador Hermes, para que fizesse a leitura bíblica do dia, assim como também lê-se ata da reunião anterior e as correspondências recebidas durante a semana. Abençoados, relembrados e informados dos últimos acontecimentos da semana em sua Casa, os senhores vereadores passaram então para a apresentação de proposições, quando foram apresentados novos pedidos em forma de requerimentos.

Ao final da apresentação passaram então para segunda parte da reunião, que sob coordenação do vereador Euler Braga, foram apresentados os projetos a serem votados. Neste final de sessão legislativa é normal o enxugamento da pauta, tendo os senhores vereadores a preocupação de votar todas as matérias apresentadas nesse ano de 2009. Após a votação que foi rápida e teve todo os projetos e requerimentos aprovados, o presidente Euler Braga, abrindo a terceira parte da reunião, deliberou o uso da Tribuna ao Professor Marlon Vinícius Brisola, coordenador Acadêmico Administrativo do INESC – Instituto de Ensino Superior Cenecista, que acompanhado pelo professor Fabrício, coordenador do novo curso oferecido por sua instituição, Engenharia de Produção Agroindustrial, falou sobre o mesmo.

Professor Marlon disse que o novo curso oferecido, o de Engenharia de Produção Agroindustrial, nasceu depois de muita reflexão sobre o que realmente a região necessita, quais cursos seriam melhor aproveitados pelos estudantes da região e chegou-se a conclusão que teria que ser um curso que agregasse valor aos produtos já existentes na região. Com o ensino de engenharia de produção agroindustrial, o INESC espera que dentro de 10 anos a realidade de Unaí e região tenha mudado pela simples oferta de mão de obra especializada, que irá gerar novas riquezas para todos. Com projetos que poderão ser desenvolvidos em escalas pequena, média e grande, a visão dos professores é de que o novo curso será um grande avanço não só para Unaí, pois o mesmo habilita o formando ser gestor de seu próprio empreendimento individual ou com parceiros, principalmente com parceiros, mostrando as vantagens de se agregar valor ao produto. Após apresentar o novo curso oferecido à comunidade já com inicio para o primeiro semestre de 2010, o professor Marlon, ladeado pelo professor Fabrício, respondeu perguntas dos senhores vereadores que tiraram suas dúvidas sobre questões relacionadas ao ensino superior em Unaí. Participaram do pequeno debate, o senhores vereadores, Adriano Adjuto/Zé da Estrada, Olímpio Antunes, Thiago Martins, Ilton Campos e o presidente Euler Braga que após agradecer ao visitante pela apresentação de seu novo curso , dizendo que com certeza acertaram na escolha, quando o curso oferecido bate de encontro a necessidade de Unaí e demais cidades da região.

Dando continuidade a reunião, o senhor presidente Euler Braga, convidou ainda para fazer uso da Tribuna da Casa, o senhor Jesus Pedro Machado, conhecido popularmente por Mipri, diretor da CAPUL, cooperativa de leite em escala regional, com sede em Unaí, que falou sobre as mudanças no plano de saúde de sua empresa. Questionado em semanas anteriores pelos vereadores Ilton Campos e Adriano Adjuto/Zé da Estarda, sobre um aumento que, a primeira vista é abusivo, o diretor explicou os fatos. Segundo o senhor Mipri, o problema se encontra na dificuldade que as empresas que trabalham com seguro de vida tem em dar maiores garantias e comodidades a clientes maiores de 60 anos, o que no caso da cooperativa, a maioria de seus associados estão acima desta idade ou prestes a completá-la. Ainda segundo o diretor da CAPUL, negociações foram feitas inclusive com assembleia geral, convocando todos os membros para a discussão do impasse. Não se resolvendo em assembléia, formou-se uma comissão de 10 membros, que deliberou sobre o caso e que a única solução foi acatar a oferta da empresa seguradora que realmente fixou seu aumento em 45,32%.

Se mostrando chateado com a ação mas não tendo outra solução, Mipri disse que o serviço oferecido aos associados é facultativo, ou seja, o associado adere ao plano de saúde se assim o desejar, podendo ficar livre para negociar com outros planos, mas garantiu que a CAPUL fez e esta fazendo de tudo para que possa pelo menos amenizar a situação e procura uma forma de melhor atender seus importantes sócios, razão da existência de sua cooperativa. Deixou claro que não é a CAPUL que esta aumentando os preços e sim, estes são os preços oferecidos no mercado e os associados não podem ficar sem um plano de saúde. Após suas colocações, abriu-se discussão sobre o tema quando o vereador Ilton Campos tirou dúvidas sobre a questão, tendo ainda participado do debate os senhores vereadores Edimilton Andrade, Thiago Martins, Adriano Adjuto/Zé da Estrada e Euler Braga que agradeceu a participação do diretor da cooperativa que ficou de enviar a Casa de Leis documentos que comprovem as operações realizadas, aludidas por ele.  A CAPUL deverá ser oficializada do pedido ainda nesta semana. Dando sequência a reunião o presidente Euler Braga informou o prazo restante para o término regimental da mesma e autorizou o uso da palavra aos senhores vereadores inscritos, Ilton Campos, Paulo Arara, Edimilton Andrade, Vereador Tadeu, Adriano Adjuto/Zé da Estrada, Thiago Martins e, finalizando, o presidente Euler Braga que desejou a todos os presentes dias de felicidades entre os seus e que neste Natal, a força e o amor de Jesus esteja em todos os lares. A reunião teve seu término às 21:23 horas.