Reunião com a presença do prefeito Delvito Alves e autoridades, marca o início das atividades parlamentares em Unaí.

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Com o fim do recesso parlamentar de janeiro, os vereadores de Unaí retomaram as atividades no plenário e nas comissões da Câmara Municipal nesta última segunda-feira (3), primeiro dia útil do mês de fevereiro. Desta forma volta a funcionar com 100% de suas atividades. A última sessão da Câmara, antes do recesso parlamentar de final de ano, ocorreu no dia 31 de dezembro de 2013. Com a presença do senhor prefeito, Delvito Alves, vereadores, secretários e demais autoridades da administração municipal e pessoas comuns, o plenário da câmara, estava completamente lotado. Todos, compareceram para acompanhar a reunião inaugural dos trabalhos para este primeiro semestre de 2014. Em sua fala, o prefeito , Delvito Alves, destacou a presença e a participação dos secretários municipais na abertura dos trabalhos do Legislativo.

“As ações do Executivo vêm melhorando a qualidade de vida da população. Uma característica desta gestão é o zelo e a preocupação com os assuntos relacionados à Unai, como o esforço para equilibrar as contas do município, por conta do passivo herdado. Foi um ano de contenção de despesas e redução de gastos”, pontuou Delvito. Ele frisou, ainda, a importância do papel da mulher na sociedade e no Legislativo, valorizando o trabalho que foi realizado pela ex-presidente da casa, vereadora Luciana Alves, e pela sua sucessora, vereadora Dorinha Melgaço, que conduzirá os trabalhos da câmara no ano de 2014. Valorizou o trabalho harmonioso, porém independente, entre o Legislativo e o Executivo.

O senhor prefeito fez uma prestação de contas dos trabalhos realizados pelo executivo em 2013, o que foi avaliado como positivo. Dentre os serviços realizados, destacou: a obra de drenagem pluvial do Bairro José Pedro, que foi realizada em parceira com o SAAE; construção da quadra de esportes do bairro Primavera, que será entregue em 90 dias; a reforma da sede do Boqueirão, obra que será realizada em 60 dias; construção da quadra de esportes na Escola Jolvemira Vasconcelos prevista para 90 dias; construção da praça do Bairro Canabrava concluída recentemente, assim como a praça do Bairro Mamoeiro; construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Cachoeira finalizada recentemente; construção do CREAS na Vila São Sebastião; construção do Galpão do Mercado Popular. Em seguida, apresentou os recursos que já foram conseguidos para o andamento de sua administração a partir deste ano, nas áreas da saúde, habitação, transportes, cultura, educação, recuperação das estradas da zona rural do município e muito mais. Segundo o senhor prefeito, Unaí será sem dúvida o espelho de crescimento para o noroeste mineiro, uma vez que os trabalhos que serão realizados confirmarão a posição privilegiada de nosso município entre os demais de Minas Gerais.

Entre os recursos que já foram disponibilizados, o prefeito destacou os que foram adquiridos através de emenda parlamentar através do apoio de deputados que são parceiros de nosso município, e são eles: Deputado Antônio Lerim, que disponibilizou uma emenda de R$ 27.500 reais, que favorecerá o esporte unaiense e a aquisição de um automóvel para a secretaria de saúde no valor de R$ 30 mil reais; emenda para academias de esporte comunitário do deputado Inácio Franco,no valor de R$ 64 mil reais, o que oferecerá mais lazer em diferentes áreas de nosso município; uma emenda no valor de R$ 64 mil reais; do deputado Miguel Correia, emenda para a construção de uma quadra no PA São Pedro Cipó, no valor de R$ 264 mil reais; aquisição de uma ambulância através de emenda do deputado Vander Borges num total de R$ 103,430 reais; uma emenda do ex-secretário de esportes, agora deputado federal, Eros Biondini R$ 62 mil reais; aquisição de uma ambulância no valor de R$68 mil reais do Deputado José Silva; aquisição de 16 patrulhas mecanizadas, que favorecerão os assentamentos e a agricultura familiar de nosso município, um recurso disponibilizado pelos deputados Dílson Melo e o deputado Rodrigo de Castro; aquisição de 4 patrulhas mecanizadas do deputado Silas Brasileiro; aquisição de 2 patrulhas mecanizadas deputado Federal Antônio Andrade; aquisição de 2 patrulhas mecanizadas do deputado federal José Silva; aquisição de 2 patrulhas mecanizadas do senador Zezé Perrela; projeto em parceria com o SAAE e o governo do Estado para o melhoramento da rede de distribuição e tratamento da água e esgoto de nossa cidade; além do encascalhamento de quase 100% das estradas da zona rural, feito que beneficia o melhor escoamento da produção da agricultura familiar.

Depois da mensagem do prefeito, a presidente da câmara Vereadora Dorinha Melgaço, concedeu aos vereadores a palavra “pelo protocolo”, como prevê o Regimento Interno da Casa de Leis. . A sessão foi presidida pela vereadora Dorinha Melgaço, que enalteceu a “respeitosa relação entre os dois poderes que trabalham com dedicação contínua para o bem da coletividade”.