Vamos Levantar do Sofá!

por daniel — publicado 22/02/2018 17h33, última modificação 14/08/2020 16h46
Faça a sua parte para acabar com o mosquito transmissor da DENGUE, do ZIKA VIRUS e da CHIKUNGUNYA.

O “Aedes aegypti” não dá descanso. Basta encontrar um ambiente propício e já vai botando os seus ovos. Por isso é muito importante que cada cidadão arregace as mangas e coloque as “mãos à obra” para limpar os quintais e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Vamos juntos acabar com o mosquito transmissor da DENGUE, do ZIKA VIRUS e da CHIKUNGUNYA.

Para evitar a reprodução do mosquito é importante manter as caixas d’água sempre tampadas e as calhas limpas, não deixar água parada em vasos de plantas, manter o quintal livre de garrafas, pneus e outras coisas que acumulem água.

 

Importante!

Em caso de febre alta, manchas na pele, dores de cabeça nas juntas ou nos olhos, procure imediatamente o posto de saúde ou hospital mais próximo.

 

Algumas informações sobre o “Aedes aegypti”

 

Necessidade de sangue:

O mosquito não tem necessidade de sangue para se alimentar, mas sim para se reproduzir. Após a fecundação, a fêmea do "Aedes aegypti" precisa de sangue para produzir os ovos. É principalmente nesta fase que ela transmite doenças ao ser humano.

Reprodução:

A fêmea do mosquito põe os seus ovos em qualquer lugar onde haja água. Os criadouros podem ser desde grandes recipientes como caixas d’água, galões e tonéis, até reservatórios menores, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, ou ainda lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.

Permanência dos ovos no ambiente:

Aproximadamente 15h após a postura, os ovos do "Aedes aegypti" já são capazes de resistir a longos períodos sem água, podendo ficar até 450 dias no seco.

Prevenção:

Para evitar a reprodução do mosquito é importante manter as caixas d’água sempre tampadas e as calhas limpas, não deixar água parada em vasos de plantas, manter o quintal livre de garrafas, pneus e outras coisas que acumulem água.Também é importante lavar, periodicamente, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes onde possam haver ovos do mosquito.

Sintomas da Dengue:

Em caso de febre alta, manchas na pele, dores de cabeça, dores nas juntas ou nos olhos, procure imediatamente o posto de saúde ou hospital mais próximo.

Saiba mais em:

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/02/entenda-principais-questoes-sobre-o-aedes-aegypti-e-zika

http://combateaedes.saude.gov.br/