A DUPLICAÇÃO DA MG 188 TAMBÉM PASSA PELA CÂMARA

por Daniel Salgado publicado 10/06/2021 15h37, última modificação 10/06/2021 15h37
Entenda como a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 54 de 2019, viabilizou duplicação da MG 188.

Detentor do maior PIB Agropecuário do nosso Estado, o Município de Unaí é passagem obrigatória para o escoamento dos produtos agropecuários, tanto do Noroeste de Minas Gerais, quanto de estados vizinhos como Goiás e Bahia. Esta característica de nossa região também gera um grande tráfego de caminhões pelas principais ruas e avenidas de nossa cidade, causando, por vezes, alguns transtornos, inclusive para os próprios motoristas, que se vêm obrigados a reduzir drasticamente a sua velocidade. Os caminhões também disputam espaço com os demais veículos, ciclistas e até mesmo carroceiros, nos trechos da MG 188 que fazem ligação entre os bairros, chegando ao ponto de causar acidentes.

A expansão o município, com a criação de novos bairros, também trouxe consigo os problemas de mobilidade, típicos de cidades maiores. O Sistema Viário de Unaí já não mais oferece acesso adequado à diversos bairros, especialmente os que ficam às margens da MG 188 (região de maior expansão de loteamentos da cidade). Importante lembrar que esta rodovia também é a que dá acesso a vários Municípios vizinhos, como Arinos, Urucuia, Bonfinópolis de Minas, Riachinho, Chapada Gaúcha, dentre outros.

Em função disto, a demanda pela duplicação desta importante via de acesso vem sendo apresentada já há algum tempo, por agentes políticos e representantes de associações e aprovada em Plenário na forma do Requerimento nº 276 de 2009. Esta obra, que está em vias de concretização, teve seu “ponta pé” inicial com a aprovação em Plenário, no dia 16 de setembro de 2019, do Projeto de Lei Ordinária nº 54 de 2019. O projeto tramitou pelas Comissões da Câmara Municipal, e foi analisado, tanto em aspectos jurídicos e constitucionais, quanto econômicos.

O PL 54/2019 não prevê somente a duplicação da via, mas também o alargamento da ponte sobre o Rio Preto, iluminação e a construção de ciclovia. Serão cerca de cinquenta e um mil pessoas beneficiadas, especialmente aqueles que fazem uso da bicicleta como meio de transporte. A obra também poderá contribuir para a diminuição de acidentes e melhoramento no fluxo de veículos.

O convênio para a realização da obra fei firmado com a Caixa Econômica Federal, através do “Programa Avançar Cidades” do Ministério das Cidades, com financiamento oriundo do FGTS e o município de Unaí terá um prazo de até 20 anos para o pagamento total da obra.