A voz da juventude mineira

por daniel — publicado 22/08/2018 15h37, última modificação 14/08/2020 16h46
Etapa regional do Parlamento Jovem de Minas do Polo Noroeste aconteceu no dia 9 de agosto, na Câmara Municipal de Unaí.

O noroeste de Minas Gerais, mais uma vez, presenciou a força e o entusiasmo do Projeto Parlamento Jovem. Mais de 80 alunos participantes, oriundos dos municípios de Unaí, João Pinheiro, Bonfinópolis de Minas e Natalândia encontraram-se na Câmara Municipal de Unaí para discutir e votar propostas sobre o tema: Violência Contra a Mulher. Durante o encontro, que aconteceu no dia 9 de agosto, os representantes dos 4 municípios realizaram grupos de trabalho onde, em conjunto, puderam discutir e melhorar suas propostas para serrem votadas na plenária, que aconteceu durante a tarde.

Momentos de tensão, argumentação e retórica foram o tempero da reunião, que também contou com a alegria vinda da satisfação pelo dever cumprido. Das 21 propostas apresentadas, quatro foram priorizadas e seguem para a Etapa Estadual do Projeto, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os alunos ainda escolheram os seus representantes para a Etapa Estadual, são eles: Lisa Guimarães e Pabliny Araújo, de Unaí, Políbio Leão, de João Pinheiro, Mariana Matos, de Bonfinópolis de Minas, Lara Damasceno, de Natalândia e Vinícius Vieira, também de Natalândia. Os seis jovens, juntamente com representantes de outros cerca de 85 municípios mineiros, divididos em 16 polos regionais, discutirão, votarão e construirão o documento final do Projeto Parlamento Jovem de Minas 2018, podendo, dele, resultar iniciativas que transformem a sociedade para melhor.

Ao final da reunião, os alunos debateram sobre as sugestões para o tema a ser abordado em 2019. O tema escolhido pelos alunos do Polo Noroeste foi BULLYNG E CYBERBULLYNG

Confira abaixo as propostas aprovadas pelos alunos durante a Plenária Regional

PROPOSTAS  SUBTEMA 1 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Proposta 1

Inclusão, no calendário estadual e municipal, de uma parada obrigatória no âmbito escolar, chamada “semana de prevenção e combate à violência contra a mulher”, a ser realizada no período de 1º a 8 de março na qual a escola adequará o tempo para ser ministradas palestras, seminários e panfletagem, para conscientizar a população sobre a importância de se combater as formas de violência contra a mulher.

PROPOSTAS  SUBTEMA 2 – VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS DO PODER

Proposta 1

O Estado deve dispor de uma delegada especializada em violência contra a mulher em cada batalhão, em cidades que não dispõem de delegacias especializadas à esse gênero.

Proposta 2

Criação de um programa destinado às mulheres e suas famílias em casos de violência doméstica e familiar, tal programa seria parceria entre estado e município para instalação de casas de apoio e acolhimento, ajudando-as psicologicamente, através de oficinas profissionalizantes e grupos de apoio.

PROPOSTAS  SUBTEMA 3 – VIOLÊNCIA E ASSÉDIO SEXUAL

Proposta 01

Aproveitamento de lugares ociosos em prédios públicos, ou construção de novos locais nas cidades que ainda não possuem, para o funcionamento da Delegacia da Mulher com profissionais devidamente preparados para o atendimento à mulher vítima de violência, no sentido de facilitar e impulsionar a denúncia.