Aos mestres com carinho

por daniel — publicado 06/12/2017 17h30, última modificação 14/08/2020 16h46
Professores Wellerson e Carmelita recebem homenagem na Câmara Municipal

Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há pessoas que lutam um ano e são melhores. Há aquelas que lutam muitos anos e são muito boas. Mas há aquelas que lutam toda a vida: Essas pessoas são imprescindíveis, pois marcam as nossas vidas, a vida de uma sociedade, de uma cidade e despertam algo especial em nós, abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo”. Com texto da servidora Florinda Adjuto e interpretação da professora de literatura Consuelo Araújo, abriu-se a 6ª Reunião Solene da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Unaí, que teve por objetivo “homenagear e agradecer aos ilustres professores Wellerson Gontijo Vasconcelos e Carmelita Caetano dos Santos”.

O Plenário Antônio Pereira dos Santos ficou totalmente ocupado por familiares, amigos, colegas e ex-alunos dos professores. Muitos presentes lamentaram a ausência do professor Wellerson, que não compareceu à homenagem por motivos de saúde. Este lamento, no entanto, foi logo convertido em aplausos quando o mestre de cerimônias comunicou a todos que o Professor assistia à Reunião em sua casa pela internet.

No telão da Câmara, foram exibidos vídeos que narravam fatos marcantes das histórias dos professores através de fotos e depoimentos de amigos e parentes. Mais de 50 anos de história na educação, que se confundem com a própria história da rede CNEC de Unaí. “O tempo é um dom de Deus, com o qual construímos a nossa trajetória de vida profissional e pessoal. E usar esse tempo para as nossas construções humanas é o maior sinal de inteligência”, afirmou o Presidente da Câmara em seu discurso de abertura. Os vereadores presentes também manifestaram suas homenagens em seus discursos trazendo a público as histórias vividas com os professores.

 

BREVE HISTÓRICO DOS HOMENAGEADOS

O Professor WELLERSON GONTIJO VASCONCELOS nasceu em Morada Nova em 1946 e veio para Unaí pela primeira vez em 1962, aos 16 anos de idade. Estudou o Ginasial no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo e possui curso superior de Geografia. Fundador do Rotary clube e do Unaí Colina Clube. Foi Superintendente Estadual da CNEC/MG em BH e fundador das Faculdades Inesc, juntamente com o conselho fiscal. Foi redator do Jornal Tribuna de Unaí e Região entre os anos de 1989 a 1990. Recebeu diversos títulos e honrarias e hoje continua atuante em uma unidade da escola de apoio “MEU DEVER DE CASA”.

A professora CARMELITA CAETANO DOS SANTOS nasceu em 1945, na fazenda Tucaneiros. Veio ainda menina estudar na cidade onde fez o primeiro ano no “grupo velho”, hoje Escola Estadual Vigário Torres. Também estudou no Colégio do Carmo e fez o curso de normalista na Escola Alvarenga Peixoto. Concluiu o curso superior de pedagogia pela FAFIPA (Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Patos de Minas).

Iniciou seu trabalho no Colégio do Carmo em 1967. Exerceu o cargo de professora, supervisora, orientadora, vice diretora pedagógica entre 1980 até o ano de 1992 nas Escolas Estaduais Dom Eliseu, Vigário Torres, Tancredo de Almeida Neves e Domingos Pinto Brochado.

Em 2015, recebeu o “CERTIFICADO CATEGORIA DIAMANTE” em reconhecimento pelos 48 anos de dedicação e trabalho na Campanha Nacional das Escolas da Comunidade e Instituto Superior Cenecista de Unaí.

 

O vídeo completo desta reunião está disponível no portal www.unai.mg.leg.br.