Área residencial do distrito de Ruralminas será restituída a Unaí

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Criado no ano de 1991, o Núcleo de Colonização conhecido como Ruralminas, terá a área destinada a moradia dos colonos devolvida ao município de Unaí, que passará a direcionar os trabalhos no distrito sem nenhuma restrição governamental.

O distrito de Ruralminas, localizado a Sudeste da sede do município, teve sua titularização em novembro de 1991. Na época, para que se procedesse as benfeitorias do projeto de colonização, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), precisou da doação pelo município, do terreno onde estão localizadas as residências dos então novos colonos. Uma vez que a área é de propriedade da União, por intermédio do INCRA, algumas ações eram difíceis de resolver e até mesmo impossível de serem realizadas pela Administração municipal devido o mesmo não ter papel legal como gestor da área e sim o INCRA.

Tendo esse problema como entrave para diversas atividades que poderiam ser desenvolvidas para um melhor crescimento de Ruralminas e região, os vereadores Euler Braga e Edimilton Andrade enviaram ofício ao deputado federal silas Brasileiro para que o mesmo intercedesse junto ao instituto no sentido de uma solução. Familiarizado com as questões relacionadas ao município de Unaí, o deputado agendou para essa ultima quarta-feira, (14/10), reunião com o presidente nacional do INCRA, Dr. Rolf Hackbart, quando discutiram o assunto. Da mesma reunião, participaram ainda o presidente da COAGRIL, senhor José Carlos Ferigollo e o senhor Fernando Bom, assessor da prefeitura do município de Arinos.

O pedido feito pelo deputado Silas Brasileiro surtiu o efeito esperado pois em pouco tempo, o presidente Hackbart, informou aos legisladores mineiros que uma técnica de sua instituição já se encontra em Unaí, onde em contato com o Executivo irá apresnetar lista de documentos exigida pelo instituto para a providenciar a doação. Nos quase vinte anos de instalação do projeto de colonização, muitas das unidades foram transferidas, vendidas, doadas e até mesmo abandonadas, não tendo, muitos dos hoje donos a titularização de sua terra para que possa investir em financiamentos por exemplo. De posse da área, a Administração municipal irá por sua vez, oficializar os títulos a seus devidos proprietários, qualificando-os como legítimos donos.

Segundo Euler Braga, presidente do Legislativo de Unaí, a reunião foi rápida, objetiva e muito proveitosa uma vez que o deputado Silas Brasileiro já havia adiantado ao presidente do INCRA do que se tratava a reunião e o mesmo, por sua vez, já havia determinado ações no sentido. Esperasse para que em pouco espaço de tempo Unaí possa estar novamente como gestor da área e assim, oficializar a entrega de títulos a todos os quer direitos tiverem sobre os lotes.