Assentamentos recebem autorização do INCRA

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
O presidente da Câmara de Unaí, vereador Euler Braga, conseguiu por intermédio do deputado federal, Silas Brasileiro, convênio com a Universidade Federal de Viçosa para a instalação de tanques refrigerados em cinco assentamentos rurais do município que agora recebem o aval do INCRA/SR 28. O projeto irá beneficiar cerca de noventa e cinco famílias, de cinco assentamentos.

Noventa e cinco famílias moradoras dos projetos de assentamento Santa Clara/Furadinho, São Pedro Cipó, Curral do Fogo, Boa União e Vazante, estão tendo muito o que comemorar. Em reunião ainda no mês de junho com o presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Euler Braga, conseguiram por intermédio de convênio oriundo do gabinete do deputado federal Silas Brasileiro junto a UFV – Universidade Federal de Viçosa, a instalação de cinco tanques refrigerados para a acomodação de leite. Por indicação da EMATER/MG, os assentamentos em um total de cinco, terão cada um o seu esperado e desejado tanque que irá diminuir os riscos de perda do produto garantindo sua boa qualidade.

De posse do convênio com a universidade, precisou-se da autorização do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para a instalação dos tanques uma vez que a terra foi cedida pelo instituto que deve estar a par de todos os acontecimentos relacionados aos mesmos, os assentamentos.

Para tanto, esteve na semana passada em Brasília, no escritório do INCRA/SR 28, o vereador Euler Braga que foi muito bem recebido pelo senhor Joaquim Ferreira e pela assessora Simone, que o encaminhou a sala do superintende regional, responsável pelos assentamentos de Unaí e região, senhor João Batista Ferreira Santos.

João Batista também se mostrou muito a vontade em ajudar o município e os assentamentos, momento em que destacou os avanços de Unaí em termos de assentamentos e ainda, que a autorização para a implantação dos tanques é prioridade do INCRA, parabenizando a todos envolvidos nesse processo.

De posse da autorização, a instalação dos tanques refrigerados dependem agora apenas da universidade. Segundo o vereador Euler Braga, a disposição em ajudar e a compreensão por parte de todos os setores que esteve (gabinete do deputado, UFV e INCRA), da necessidade dos tanques e sua imediata instalação , fez com que os procedimentos burocráticos fossem resolvidos e agora espera apenas a instalação. “Fico feliz por estarmos ajudando quase cem famílias, número significante de pessoas que passaram a ter uma qualidade melhor de vida pelo simples fato de que seu produto terá endereço certo e sem o risco de se perder por falta de acomodação. Agradeceu ao deputado Silas Brasileiro, a Prefeitura Municipal de Unaí, EMATER/MG, UFV e ao superintendente do INCRA e agora, aguarda a chegada dos técnicos da universidade para visita de vistoria técnica aos locais que serão alocados os tanques refrigerados.