ATENÇÃO CONSUMIDOR!
Com certeza, você já ouviu falar na “Black Friday”. Ela é uma campanha que acontece todos os anos, geralmente no final do mês de novembro, com o objetivo de aquecer as vendas. A Black Friday apresenta oportunidades atraentes, com excelentes descontos. Todavia, o consumidor deve ficar atento para não ser enganado quanto ao preço real do produto ou serviço, ou para não cair em armadilhas praticadas por pessoas mal intencionadas. Outro grande perigo são os golpes praticados pela internet.
Neste ano a Black Friday ocorrerá no dia 29/11/2019, entretanto, alguns comerciantes estendem os dias de promoções.
Pensando nisso, o Procon de Unaí elencou algumas dicas e sugestões para que os consumidores tenham sucesso nas compras e não sofram prejuízos.
Confira as dicas do PROCON:
1) Pesquisa de preço
O consumidor que vai adquirir produtos ou serviços nas lojas físicas ou internet precisa ter uma ideia do preço do produto que pretende adquirir. Faça sempre uma pesquisa de preços.
2) Confira os termos de garantia do produto
Alguns produtos ou serviços oferecidos podem conter termos de garantia diferenciados ou até restringindo a possibilidade de troca ou devolução. Por isto, fique atendo e converse com o vendedor.
3) Cuidado com Span
Algumas lojas possuem cadastro de clientes para envio de ofertas e promoções, mas é preciso tomar certo cuidado com estas mensagens, que podem vir por e-mail ou nas redes sociais. Tenha certeza de que a fonte é conhecida e, se possível, cheque no site da loja, antes de clicar na oferta. Pessoas mal intencionadas usam deste artifício para encaminhar vírus ou aplicar golpes nos consumidores;
4) Não dê bobeira na Internet
Nas compras realizadas, via internet, o consumidor deve:
a) dar preferência a lojas conhecidas e com boas referências;
b) dar preferência para pagamento no cartão de crédito, pois assim fica mais fácil o cancelamento da compra no caso de não receber o produto ou se houver fraude. Importante esclarecer que a maioria das fraudes se dá através pagamento, via boleto bancário;
c) desconfiar de preços muito baixos;
d) verificar no site informações básicas como o nome da empresa, CNPJ, CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem o contato e localização;
e) guardar todos os registros de sua compra, como e-mail e eventual conversa, via chat;
f) comprar apenas nos sites confiáveis. Dica: O Procon de São Paulo divulga em seu site uma lista de empresas suspeita de fraude. Site www.procon.sp.gov.br ou Link para pesquisa direta: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
O PROCON é um órgão da Câmara Municipal de Unaí, que desenvolve papel fundamental para garantia dos interesses dos consumidores local, prestando orientações, bem como oferecendo soluções de conflitos, evitando que as demandas consumeristas tenham que ser processadas no Poder Judiciário.
O PROCON conta com apoio institucional da Câmara Municipal, que cedeu o espaço físico para melhor atendimento aos usuários. Endereço: Av. Governador Valadares, 594, Unaí- MG (Prédio da Câmara Municipal). Telefone: (38) 3677-0325 – E-mail: .proconunaimg@gmail.com
PROCON CÂMARA DE UNAÍ, EM DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR!