Câmara busca novas tecnologias junto ao Interlegis

por thiago — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Buscando inovações tecnológicas para o Legislativo unaiense o Vereador Euler Braga, Presidente da Câmara Municipal de Unaí, acompanhado de servidores, realizou uma visita ao Interlegis (DF), 28/01. Onde pode obter alguns esclarecimentos com funcionários do Setor de Desenvolvimento do Interlegis.
Com intuito de acompanhar as inovações na área de informática, o Presidente do Legislativo unaiense Vereador Euler Braga esteve no Departamento de Suporte e Desenvolvimento do Interlegis, 28/01. Em conversa com os técnicos Jean Ferri e Américo Munhoz  tomou conhecimento que há dois novos produtos na eminência de serem lançados. O SAAP (Sistema de Apoio a Atividade Parlamentar) e o SAAL (Sistema de Apoio a Administração Legislativa), sendo que o SAAP será disponibilizado no início de fevereiro e assemelha-se a uma agenda eletrônica que vem a facilitar o dia-a-dia do parlamentar. Já o SAAL deve ser disponibilizado no final de 2009, pois é um produto amplo e complexo que abordará a administração do legislativo, como recursos humanos, protocolo, folha de pagamento, tesouraria e controle de patrimonial.

O Vereador Euler Braga colocou-se a disposição no que for necessário nessa fase de desenvolvimento e testes, mostrando muito entusiasmo e afinidade ao Software Livre.

A Câmara Municipal de Unaí já é parceira do Interlegis desde 1999, quando cadastrou-se e conheceu o programa de informatização e desenvolvimento do legislativo através da utilização de Software Livre. Porém apenas em 2005 começou a utilizar alguns produtos oferecidos, como o Portal Modelo e o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo). Ferramentas essas desenvolvidas em Software Livre e distribuídas gratuitamente. E hoje conta com mais de 60% de seus computadores com Software Livre, além de utilizar os produtos desenvolvidos pelo Interlegis.

Graças a esses produtos a Câmara de Unaí pode dar transparência e acessibilidade a todo cidadão que queira participar e conhecer o processo legislativo. Assim a população tem acesso a um banco de dados com toda legislação do município, e que pode ser pesquisado de qualquer computador conectado a Internet, pois o SAPL oferece essa liberdade acesso. Clique aqui e visualize o sistema.