Câmara de Unaí comemora os 50 Anos da CNEC

por admin publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44

O poder Legislativo de Unaí prestou uma grande homenagem ao Colégio Nossa Senhora Carmo pelas comemorações dos seus 50 anos de fundação no município. Na cerimônia foram homenageados os fundadores e as pessoas que fizeram parte da primeira diretoria, do primeiro conselho e os primeiros professores da escola.

O presidente da Casa, vereador Euler Braga, se sentiu muito honrado e disse que aquele público presente naquela noite não se via há muito tempo no plenário do legislativo unaiense.

O evento que aconteceu no dia 21 de maio abriu oficialmente o ano comemorativo da escola que terá intensa programação todos os meses até o fim do ano letivo. Clique aqui e confira as fotos do evento.

A emoção tomou conta da cerimônia com a exibição de dois vídeos narrando a trajetória da escola e de seus profissionais ao longo desses 50 anos de educação. Mais emoção com a aluna Natália Tavares do 3° ano B do ensino médio do Carmo que fez a leitura da Ata de fundação da CNEC e do Ginásio Nossa Senhora do Carmo. Natália posou para os presentes usando o modelo do primeiro uniforme da escola.

O presidente Euler Braga iniciou a entrega dos certificados de homenagem aos grandes responsáveis pela unidade de ensino, hoje reconhecida nacionalmente e motivo de orgulho para todos os unaienses. Os homenageados foram escolhidos pela administração da escola, mas infelizmente, não foram possíveis contatos com alguns homenageados que tiveram seus nomes citados pelo cerimonial do legislativo. Clique aqui e confira as fotos do evento.

O diretor da escola, professor Wellerson Gontijo, e a professora Carmelita Caetano tiveram homenagens especiais da Câmara Municipal.

Os vereadores Edmilton Andrade, Ilton Campos e Tiago Martins ressaltaram a importância da escola em suas vidas e no desenvolvimento do município.

“A diretoria nacional da CNEC fica muito feliz em receber uma homenagem desse tipo, principalmente vinda do representante do povo da cidade, o poder legislativo, uma vez que a CNEC sempre foi feita de sonhos, mas sonhos com o pé no chão para se tornarem realidade, e o exemplo mais típico é o colégio Nossa Senhora do Carmo”, disse Ednaldo Dantas, da diretoria Nacional da CNEC, elogiando a iniciativa de fazer os troféus em forma de tijolos, representando a contribuição de cada um na construção da escola.

“Agradecemos muito ao presidente Euler Braga e demais vereadores pela homenagem ao colégio do Carmo e a toda comunidade de Unaí, porque entendemos que o Colégio do Carmo por tudo que vimos hoje faz parte da história de Unaí e representa mais uma vitória da educação comprometida com a formação integral das pessoas, acreditando na educação com ética, competência, e, sobretudo, na valorização do ser humano”, falou o Superintendente Nacional da CNEC, professor Julio César Lindermann, que representou o presidente da CNEC nacional, deputado federal Alexandre Santos.

“Quantas mil escolas foram abertas e fechadas em 50 anos, e quantas estão sobrevivendo em situações precárias? Muitas vezes fecha-se uma escola não por falta de dinheiro ou aluno, mas por falta de sonhos, então, quero dividir com vocês esse momento tão especial e importante da vida da família cenecista, acredito que não tem jeito de fazer educação, desenvolver um país, se não tiver sonho e se não sentir família”, exaltou o educador Geraldo Magela, secretário municipal de Educação.

“A história de Unaí se confunde com a história da CNEC, do Colégio do Carmo”, disse o diretor do Carmo, Wellerson Gontijo, que pediu ao presidente Euler Braga para quebrar o protocolo de duas maneiras: convidou para ocupar sua cadeira na mesa o ex-diretor Dr. Dimas Fonseca e pediu ao ex-presidente da CNEC local, Geraldo Nininha, para falar sobre a história da CNEC em Unaí. “Essa homenagem é o reconhecimento do povo de Unaí, através da Câmara Municipal, a toda essa história que foi construída por centenas de pessoas, e quem está hoje na escola tem a responsabilidade de estar mantendo toda essa tradição e fazer com que a escola a cada dia se torne ligada ao coração do povo de Unaí”, alertou.

Nininha narrou em detalhes toda a trajetória do Colégio Nossa Senhora do Carmo finalizando: “Tenho orgulho de ter participado dessa catedral de ensino de Unaí e do noroeste mineiro”.

“Nunca na minha vida, em momento algum, vi este plenário com essa representatividade que representa as raízes do município, pessoas que aqui estão fizeram a história do nosso município e da CNEC/ Colégio do Carmo”, falou o vice-prefeito José Gomes Branquinho informando que seus três filhos foram estudantes da CNEC. Branquinho representou o prefeito Antério Mânica.

Ao encerrar umas das grandes solenidades que o poder legislativo de Unaí já presenciou em sua história, o presidente Euler Braga parabenizou a família cenecista unaiense. “Temos que tomar como exemplo essas pessoas empreendedoras que tiveram uma visão fantástica no passado e que agora temos que dar sequência com uma grande responsabilidade”, disse encerrando a sessão solene.

“O Colégio do Carmo merece essa grande homenagem proporcionada pela Câmara Municipal. Tudo que ouvimos hoje das pessoas que iniciaram a escola que foi crescendo em todos os sentidos chegando ao ponto de criar um ensino superior. O que fez essa escola por essa cidade, por essa região é o que realmente deixa a gente emocionada”, opinou o Superintendente Estadual da CNEC, José Mauro Ciribelli.

“Essa solenidade marcou mais vez a amizade acentuada que tenho pelo ginásio, por essa gente. Tudo aqui me engrandece e me enobrece”, falou emocionado durante o coquetel de confraternização o ex-diretor Dr. Dimas Fonseca.

“É uma sensação absoluta, estou simplesmente emocionado juntamente com todos que me ajudaram nesse grande sucesso, são recordações extraordinárias no reencontro com tantos amigos”, expressou o fundador do Colégio do Carmo, o ex-prefeito Dr. José Adjuto.

“É com muita satisfação e alegria que recebemos essa homenagem da Câmara Municipal. Ficamos felizes com a presença das pessoas que deram o pontapé na construção dessa escola que hoje está servindo a comunidade unaiense”, falou Carmelita Caetano dos Santos.

“Vejo a homenagem com alegria e responsabilidade, porque a história aqui contada mostrou o idealismo e a responsabilidade de pessoas que fizeram uma grande história como Wellerson e Carmelita, e que o INESC se espelhe neles para que a gente continue construindo uma instituição de ensino superior para que quando fizermos 50 anos possamos ter o reconhecimento que eles tiveram aqui”, disse o diretor do INESC, Romualdo Neiva.

O Colégio do Carmo tem 1.342 alunos, 62 professores e 47 funcionários. A CNEC se faz presente em 20 Estados e no Distrito Federal, com 180 unidades de Educação Básica e 20 de Educação Superior, com 120 cursos autorizados, 10 mil profissionais e 110 mil alunos. Um sonho de um estudante, Felipe Tiago Gomes, que se tornou realidade.

Clique aqui e confira as fotos do evento.