Câmara de Unaí e IBAMA promovem palestras a rede de ensino

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Nos últimos dias 23 e 24, terça e quarta feira, o Salão Rural do Parque de Exposições Dr. Joaquim Brochado virou palco para palestras voltadas para cuidados na pesca e como manter e conservar o meio ambiente. Com iniciativa da Câmara Municipal por intermédio do vereador Euler braga, as palestras que contaram com a parceria da secretaria municipal de educação, reuniu toda a rede de ensino incluindo as estaduais e particulares, onde os alunos puderam aprender um pouco mais sobre o meio ambiente e sobre práticas de pesca esportiva.
Câmara de Unaí e IBAMA promovem palestras a rede de ensino

Ministrados por analistas ambientais do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, os alunos foram divididos em turmas nos períodos da manhã e tarde. Logo na chegada os alunos foram recebidos com com um kit onde continha material preparado para o ensinamento prático de atividades ambientais além de uma gama de informações sobre os peixes dos rios brasileiros, onde melhor encontra-los e quando pesca-los. Foi incentivado também a prática de pesca esportiva onde o peixe é libertado após a captura. Falaram sobre o programa os analistas ambientais do IBAMA senhores Daniel Crepaldi e Michel Lopes Machado que também deram um parecer sobre os trabalhos realizados em Unaí. As palestras são praticamente em sua totalidade feitas com a participação dos alunos que aos poucos vão se soltando, participando e aprendendo. Uma pequena peça foi montada onde um aluno era o peixe e um outro pescador e assim, com a atenção voltada toda para a cena, os ambientalistas foram explicando a todos as questões básicas de preservação do meio ambiente, deixando claro que a preservação servirá para eles próprios, os senhores do amanhã. A participação dos professores foi de extrema importância para a realização do evento uma vez que os mesmos passarão a administrar matérias voltadas para o meio ambiente dentro do que foi exposto nas palestras.

O Vereador Euler Braga esta fazendo de sua administração como presidente do Legislativo um marco na história desse poder. Apesar de ter dado início as obras de construção do anexo Sebastião Alves Pinheiro, sua administração esta sendo marcada também pelas dezenas de cursos e oportunidades que o mesmo conseguiu trazer para Unaí este ano. Desde incentivos ao plantio do milho e a um melhor aproveitamento do leite, passando por várias etapas até chegar a de hoje que é voltada para com a preservação do meio ambiente.

Ao todo foram oferecidos os cursos há mais de 1500 alunos das redes de ensino do município e se espera que com o aprendizado possam transmitir os ensinamentos aos seus e assim, a idéia de preservação ser passada de pessoa à pessoa. O resultado do trabalho pode ser visto na alegria do aprender visto no rostos dos alunos e na satisfação de mais um passo certo dado em prol da educação e do meio ambiente.