Câmara de Unaí é parceira em projetos de preservação ambiental

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
O poder Legislativo de Unaí atuante em várias frentes, esteve nesta quarta-feira reunida com equipe do SISEMA – Sistema Estadual de Meio Ambiente, onde em companhia de outros parceiros, discutiram sobre providências e estudos para a revitalização e preservação da sub-bacia do rio Paracatu, a qual o município de Unaí faz parte,
Câmara de Unaí é parceira em projetos de preservação ambiental

Poderes unidos em beneficio da sustentabilidade de todos

Testos para jornais

O Governo do Estado de Minas Gerais, para que se cuidasse mais e melhor dos recursos hídricos de seu território, criou o SISEMA – Sistema Estadual de Meio Ambiente, que engloba os orgãos: SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, IEF – Instituto Estadual de Florestas, IGAM, Instituto Mineiro de Gestão das Águas e Policia Militar Ambiental que juntos estão desenvolvendo o projeto: “Desafios ao Desperdício na sub-bacia do rio Paracatu”.

O projeto atende as necessidades do planejamento de ações educativas que visem despertar consciências nos sujeitos envolvidos na diminuição e desperdício nos municípios que dependem diretamente dos recursos hídricos da sub-bacia do rio Paracatu, como é o caso de Unaí que leva as águas do rio Preto até o Paracatu que irão se juntar às do São Francisco quilômetros abaixo.

O Objetivo geral é estimular e apoiar as comunidades ribeirinhas para o planejamento das ações de educação ambiental sobre os desperdícios que vem acontecendo nos dias de hoje e que se não forem 'freados', as populações sofreram em muito em um futuro incerto. O público alvo do projeto é constituído por ONG's, professores, rede de ensino, clubes de serviços, igrejas, donas de casa, comerciantes, industriais, servidores públicos e aberto a quem quiser participar e aprender um pouco mais sobre os procedimentos de se dar um basta ao desperdício de água e abusos para com o meio ambiente.

Nesta quarta-feira, dia 28, a Câmara Municipal de Unaí se tornou parceira desse grande encontro regional de conscientização, realizando em seu plenário môr uma reunião onde estavam representantes do Governo do Estado, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcides Ribeiro e o presidente do Legislativo de Unaí, vereador Euler Lacerda Braga. Na reunião que foi objetiva e pratica, foram colocados os trabalhos a serem realizados e falaram sobre a importância maior de conscientização de todas as populações ribeirinhas, e como foi descrito acima, o projeto conta com a participação indireta de toda a população que pode e deve cuidar de um bem que é de todos e que infelizmente, nos dias de hoje, preocupa as autoridades por já existirem áreas que não mais podem ser recuperadas, deixando regiões sem habitantes devido, única e exclusivamente, por falta da fonte maior de vida, a água. O presidente Euler Braga deixou a disposição do SISEMA as dependências assim como parte operacional do poder Legislativo, para que em Unaí, os poderes possam fazer a sua parte, salvando o rio e seus afluentes, razão da existência de tudo, do começo e principio da história de Unaí e região. O rio Preto, pertencente a sub-bacia do rio Paracatu, que leva suas águas ao São Francisco e ele, por sua vez, as deixa no mar em um eterno ciclo que só a natureza é capaz de reproduzir e que o homem teima em destruir. Ao final da reunião as partes saíram satisfeitas com o discutido e o projeto segue o seu curso. Mais informações e resultados dos trabalhos serão repassados, segundo técnicos do SISEMA, ainda no inicio do mês de março, próximo ao período de paralisação da temporada das chuvas.

A proteção do meio ambiente depende de todos nós. Você tem feito sua parte? Lembre-se: Água é vida. Proteja-a!”