Câmara de Unaí é parceira em projetos de preservação ambiental
O Governo do Estado de Minas Gerais, para que se cuidasse mais e melhor dos recursos hídricos de seu território, criou o SISEMA – Sistema Estadual de Meio Ambiente, que engloba os orgãos: SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, IEF – Instituto Estadual de Florestas, IGAM, Instituto Mineiro de Gestão das Águas e Policia Militar Ambiental que juntos estão desenvolvendo o projeto: “Desafios ao Desperdício na sub-bacia do rio Paracatu”.
O projeto atende as necessidades do planejamento de ações educativas que visem despertar consciências nos sujeitos envolvidos na diminuição e desperdício nos municípios que dependem diretamente dos recursos hídricos da sub-bacia do rio Paracatu, como é o caso de Unaí que leva as águas do rio Preto até o Paracatu que irão se juntar às do São Francisco quilômetros abaixo.
O Objetivo geral é estimular e apoiar as comunidades ribeirinhas para o planejamento das ações de educação ambiental sobre os desperdícios que vem acontecendo nos dias de hoje e que se não forem 'freados', as populações sofreram em muito em um futuro incerto. O público alvo do projeto é constituído por ONG's, professores, rede de ensino, clubes de serviços, igrejas, donas de casa, comerciantes, industriais, servidores públicos e aberto a quem quiser participar e aprender um pouco mais sobre os procedimentos de se dar um basta ao desperdício de água e abusos para com o meio ambiente.
Nesta quarta-feira, dia 28, a Câmara Municipal de Unaí se tornou parceira desse grande encontro regional de conscientização, realizando em seu plenário môr uma reunião onde estavam representantes do Governo do Estado, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcides Ribeiro e o presidente do Legislativo de Unaí, vereador Euler Lacerda Braga. Na reunião que foi objetiva e pratica, foram colocados os trabalhos a serem realizados e falaram sobre a importância maior de conscientização de todas as populações ribeirinhas, e como foi descrito acima, o projeto conta com a participação indireta de toda a população que pode e deve cuidar de um bem que é de todos e que infelizmente, nos dias de hoje, preocupa as autoridades por já existirem áreas que não mais podem ser recuperadas, deixando regiões sem habitantes devido, única e exclusivamente, por falta da fonte maior de vida, a água. O presidente Euler Braga deixou a disposição do SISEMA as dependências assim como parte operacional do poder Legislativo, para que em Unaí, os poderes possam fazer a sua parte, salvando o rio e seus afluentes, razão da existência de tudo, do começo e principio da história de Unaí e região. O rio Preto, pertencente a sub-bacia do rio Paracatu, que leva suas águas ao São Francisco e ele, por sua vez, as deixa no mar em um eterno ciclo que só a natureza é capaz de reproduzir e que o homem teima em destruir. Ao final da reunião as partes saíram satisfeitas com o discutido e o projeto segue o seu curso. Mais informações e resultados dos trabalhos serão repassados, segundo técnicos do SISEMA, ainda no inicio do mês de março, próximo ao período de paralisação da temporada das chuvas.
“A proteção do meio ambiente depende de todos nós. Você tem feito sua parte? Lembre-se: Água é vida. Proteja-a!”