Câmaras se reúnem para o lançamento estadual do Parlamento Jovem

por daniel — publicado 29/03/2017 17h25, última modificação 14/08/2020 16h46
Câmara de Unaí marca presença no lançamento, a nível estadual, da edição de 2017 do Projeto Parlamento Jovem.
Câmaras se reúnem para o lançamento estadual do Parlamento Jovem

Foto ALMG

Unaí, 29 de março de 2017

A Câmara Municipal de Unaí se fez presente na cerimônia de lançamento estadual do Projeto Parlamento Jovem, edição de 2017. O evento aconteceu em Belo Horizonte no dia 27 de março (segunda-feira), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Também estiveram presentes os representantes das câmaras de Bonfinópolis e João Pinheiro, integrantes do Polo Noroeste. O Poder Legislativo unaiense foi representado pelo Presidente da Câmara, Vereador Alino Coelho (PSDB), juntamente com os Vereadores Professor Diego (PR) (Segundo Secretário) e Tião do Rodo (PRP). “Participando deste projeto, os jovens têm a oportunidade de conhecer a verdadeira política, e isto só faz engrandecer o município Unaí”, afirmou o Vereador Tião do Rodo (PRP), que também salientou um dever dos Parlamentares: “é preciso que os Vereadores estejam em sempre contato com os jovens para estimular a participação direta na Administração Pública”.

Também estiveram presentes no encontro representantes das Câmaras Municipais de Pará de Minas, Carandaí, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Ouro Preto e São Gonçalo do Rio Abaixo (Região Central do Estado); Rio Preto, Viçosa e Ponte Nova (Zona da Mata); Andradas, Pouso Alegre, Itajubá, Madre de Deus de Minas, Maria da Fé, Ouro Fino, São Sebastião do Paraíso e Lavras (Sul de Minas); Taiobeiras (Norte de Minas); Uberaba (Triângulo Mineiro); e Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da ALMG, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica e Câmaras Municipais de todo o Estado, com o objetivo de fomentar a educação política e cidadã junto aos nossos jovens alunos do ensino médio. Nesta 14ª edição participam 65 municípios mineiros, divididos em 12 Polos Regionais. O tema a ser debatido nesta edição será EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS.

 

Importância das câmaras é destacada

Segundo a gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, o projeto é encabeçado por legislativos que assumem seu papel na construção de uma sociedade melhor. “O projeto não é da Assembleia ou da PUC. Ele pertence às 65 câmaras que estão participando conosco. Ele não acontece sem essas instituições, porque é na ponta que os processos se realizam”, enfatizou.

Ruth Schmitz relatou que a iniciativa se apoia no diálogo e em processos coletivos de interação. “Envolve muitas responsabilidades de diversos atores. É um projeto em rede”, afirmou.

Para a gerente-geral, o grande legado do PJ Minas é a noção de que política pode e deve ser feita de forma participativa. Ruth Schmitz também comentou a expansão do projeto ao longo dos anos. “Em 2010, foram 12 municípios participantes; já em 2016, 43 cidades. Tem havido um crescimento grande, com responsabilidade, para que o projeto não perca seu sentido”, concluiu.

Sucesso – Refletindo sobre esses números, a coordenadora de Programas e Projetos da Pró-Reitora de Extensão da PUC Minas, Mônica Abranches, salientou que o PJ Minas é um projeto de sucesso. “Atualmente, são 65 cidades organizadas em 12 polos regionais”, comemorou.

Em sua opinião, a universidade tem o dever de implementar ações que contribuam para melhorias sociais. “Dar voz a esse público, preparar jovens para essas discussões, é sem dúvida um investimento bom para nossa sociedade”, comentou.

História - As seis primeiras edições do projeto foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo só os estudantes dos ensinos médio e superior da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado. Já em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilita a participação de mais municípios.

Fonte: http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2017/03/27_pj_minas_2017_e_lancado_na_almg.html