Combate ao mosquito transmissor da DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA.
Algumas informações sobre o “Aedes aegypti”
Necessidade de sangue:
O mosquito não tem necessidade de sangue para se alimentar, mas sim para se reproduzir. Após a fecundação, a fêmea do "Aedes aegypti" precisa de sangue para produzir os ovos. É principalmente nesta fase que ela transmite doenças ao ser humano.
Reprodução:
A fêmea do mosquito põe os seus ovos em qualquer lugar onde haja água. Os criadouros podem ser desde grandes recipientes como caixas d’água, galões e tonéis, até reservatórios menores, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, ou ainda lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.
Permanência dos ovos no ambiente:
Aproximadamente 15h após a postura, os ovos do "Aedes aegypti" já são capazes de resistir a longos períodos sem água, podendo ficar até 450 dias no seco.
Prevenção:
Para evitar a reprodução do mosquito é importante manter as caixas d’água sempre tampadas e as calhas limpas, não deixar água parada em vasos de plantas, manter o quintal livre de garrafas, pneus e outras coisas que acumulem água.Também é importante lavar, periodicamente, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes onde possam haver ovos do mosquito.
Sintomas da Dengue:
Em caso de febre alta, manchas na pele, dores de cabeça, dores nas juntas ou nos olhos, procure imediatamente o posto de saúde ou hospital mais próximo.
Saiba mais em: