Comissão de Saúde do Legislativo visita Hospital Municipal
O Hospital Municipal de Unaí foi inaugurado no final da década passada e vem se ampliando de forma a ser considerado como um hospital regional. Mesmo não o sendo, a unidade acaba por receber enfermos de toda a região, tornando a cidade de Unaí, cidade polo, como referencial também para os cuidados com a saúde. Muito esforço e mais de uma gestão administrativa vem mantendo o hospital em funcionamento, atendendo diariamente entre população local e de municípios vizinhos mais de 250 pessoas.
Na ultima reunião ordinária da Câmara Municipal de Unaí, os vereadores Hermes do PV e José Inácio do PMN falaram sobre as condições do hospital e pediram providências. O primeiro salientou o pequeno número de profissionais que estão a disposição da população alegando que apesar da boa vontade dos poucos que lá trabalham, muitos enfermos ficam horas a espera de que chegue a sua vez. Já o vereador José Inácio disse que teve informações de um servidor do próprio hospital de que a água utilizada para todos os fins, desde a utilizada para lavar o piso até a que se consome, estaria contaminada com bactérias danosas a saúde.
Para que verificasse a veracidade dos fatos, o presidente do Legislativo em Unaí, vereador Euler Braga, convidou a todos os seus pares para que na manhã desta quarta-feira (10/02), estivessem reunidos para procederem uma visita de esclarecimento junto a diretoria da unidade. Além do vereador Euler Braga, apenas o presidente da Comissão de Saúde, vereador Ilton Campos atendeu ao convite. Os demais não justificaram sua ausência. Os vereadores foram recebidos pela diretora administrativa, senhora Denise Oliveira e pela analista de enfermagem, responsável pelo controle de infecção hospitalar, senhora Stela Sales.
Mostrando laudos técnicos oriundos do SAAE ( Serviço Municipal de
Saneamento Básico), a diretora explicou aos representantes do
Legislativo que toda a unidade foi checada, desde o reservatório até
a troca de filtros dos bebedouros públicos e explicou que foi
encontrado sim, uma amostra da bactéria conhecida como Colifórmio
Total,
que nada tem de similar com a mencionada pelo servidor e levado a
publico pelo vereador José Inácio, por ser uma bactéria que pode
ser conduzida até mesmo pelo ar, nunca pelo organismo. Disse que o
procedimento de troca dos filtros que eram realizados semestralmente
agora passaram a ser trocados em períodos de quatro meses. Sobre o
número de servidores para atendimento, disse mostrando relação,
que diariamente o hospital municipal conta com cinco técnicos em
enfermagem, uma enfermeira, dois atendentes, um segurança, um
técnico em gesso e um técnico de Raio-X, além dos
Todo o material que comprova o que foi dito pela diretora será encaminhado ao Poder Legislativo e mais uma vez analisado pela comissão responsável. A diretora lamenta que o servidor ou servidora que tenha falado a respeito da água na unidade não o tenha comunicado a pessoa responsável, no caso a direção do hospital. Sente pela desconfiança que pode gerar a falsa informação e pede que a população não se intimide com conversas sem nexo e que se guiem pelos laudos técnicos, feitos por profissionais qualificados e respeitados, que atestam oficialmente que a água utilizada para todos os fins em seu estabelecimento esta dentro das normas estabelecidas.
Euler Braga e Ilton Campos saíram satisfeitos da reunião e da visita que fizeram às dependências do hospital e disseram que com as informações, o município de Unaí passa a ter uma preocupação a menos. Euler Braga agradeceu, deixou a Casa de Leis a disposição da diretoria do hospital e aguarda o envio de cópias dos documentos que isentam o hospital municipal de Unaí de estar fora dos padrões de atendimento e principalmente de higienização.