COMISSÃO DE SAÚDE FISCALIZA OS NÚMEROS DA COVID 19 EM UNAÍ.

por Daniel Salgado publicado 02/03/2021 15h10, última modificação 02/03/2021 15h17
Comissão se reuniu para deliberar sobre solicitações de informação acerca de dados estatísticos sobre a Covid 19.

A Comissão de EDUCAÇÃO, SAÚDE, SANEAMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL se reuniu no dia 19 de fevereiro para receber um questionamento feito em Plenário e debater sobre as ações a serem tomadas. O assunto principal a ser tratado foram os pronunciamentos de alguns vereadores, durante a 8ª Reunião Ordinária, sobre os números relacionados à contaminação por Covid19 em nosso Município. O assunto entrou em pauta quando o vereador Professor Diego (CIDADANIA) falou sobre o aumento no número de casos de Covid 19 em nosso Unaí. O vereador disse que “o número de mortes aumentou e o número de casos também aumentou” e convidou os vereadores a fiscalizarem “se as amostras (dos testes de Covid) estão sendo levadas para Belo Horizonte”. Neste momento, pediu a palavra a vereadora Andréa Machado (CIDADANIA). Andrea disse que os vereadores devem verificar as informações sobre contaminações e morte por Covid19 que estão sendo enviadas para Belo Horizonte e confrontá-las com os números divulgados. “Se houver alguém que tenha poder e estiver escondendo estas informações, isto é muito grave”, afirmou a vereadora que, em seguida, solicitou que a Comissão de Saúde pudesse buscar “in loco estas informações”.

Em seguida, os vereadores Eugênio Ferreira (SOLIDARIEDADE) e Dorinha Melgaço (PSL) solicitaram ao Vice-Presidente da Câmara, Professor Diego (CIDADANIA) (que no momento presidia a reunião) que verificasse a possibilidade de que um vereador pudesse fazer parte do Comitê gestor de contingenciamento da Covid-19 em Unaí.

Os pronunciamentos dos quatro vereadores foram exibidos durante a reunião da Comissão de Saúde, para que todos os vereadores pudessem relembrar o ocorrido.

Tendo ouvido todos os pronunciamentos, o vereador Paulo Cesar Rodrigues (DEM), Presidente da Comissão de Saúde, franqueou a palavra aos demais membros da comissão, para que pudessem discutir e apresentar sugestões. Ele também perguntou aos demais membros da comissão se eles concordavam em “sugerir ao Vereador Professor Diego e a Vereadora Andréa Machado que formalizem a solicitação” por escrito.

Por fim, a Comissão deliberou por oficializar os representantes da Saúde do Município e do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Gerência Regional de Saúde (GRS Unaí) para que possam esclarecer sobre possíveis divergências de informações acerca da contaminação por Covid-19 no Município de Unaí.