Deficientes auditivos buscam ajuda junto ao Legislativo de Unaí
Existe no país, a exemplo da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), a APADA (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). Essa associação, com várias unidades espalhadas em diversos estados da Federação, esta prestes a ser criada em Unaí. Procurando um apoio e maior desenvolvimento para os seus projetos é que desde o mês de fevereiro, estão se reunindo na Câmara Municipal, nos dias de suas reuniões ordinárias (segundas-feiras às 15:00 horas), vários membros da futura APADA – Unaí.
Sua finalidade é ter uma associação voltada para trabalhos que visem diretamente atender as necessidades dos portadores de deficiência auditiva. Ainda sem formação de diretoria, os membros estão acompanhando as reuniões ordinárias em busca de ajudas em termos de criação da associação, espaço para a realização de reuniões e, principalmente, ter um reconhecimento maior por parte da comunidade sobre seus desejos e anseios.
Formada por maioria jovem, porém contando também com pessoas já idosas, a associação quer ter um espaço onde suas diferenças não existam e eles possam estar se reunindo, procurando soluções ao seus problemas que vão desde maior acesso às atividades normais da sociedade a eventos voltados para sua classe, tornando-os mais próximos e produtivos junto a comunidade.
Grande parceira dos deficientes auditivos, a servidora da Câmara Municipal, Eliene Oliveira, realizou no ano de 2009 um curso de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais), em Brasília, concluindo os estudos com aproveitamento em 100%. Após a realização do curso, a Câmara Municipal de Unaí passou a contar com mais um serviço a comunidade, quando a servidora passou a ser tradutora para os deficientes auditivos. A resposta do público foi muito favorável, momento em que deu maior visibilidade ao Legislativo mostrando sua preocupação para com todos os cidadãos.
Mais informações e ajudas poderão ser conseguidas junto a servidora Eliane Oliveira pelo telefone (038) 9961 1092 , quando encontros poderão ser organizados e a sua colaboração muito bem recebida. Assista uma das reuniões da Câmara e sinta a energia desse grupo que quer somente ter mais um respaldo ante as dificuldades já sentidas na vida por não poderem ouvir ou falar. Entre em contato e sinta prazer em ajudar.