É apresentado o Plano ‘Viver Sem Limite’ no Plenário da Câmara Municipal de Unaí

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/10/2024 12h03
O Governo Federal lançou recentemente o Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como resultado do firme compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil. Oportunidades, direitos, cidadania para todas as pessoas são objetivos aos quais o Plano está dedicado. Segundo resultados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, o País possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Mas, ao lançarmos esse conjunto de iniciativas, estamos pensando numa sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, afinal de contas quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha. O Viver sem Limite foi construído com inspiração na força e no exemplo das próprias pessoas com deficiência, que historicamente estiveram condenadas à segregação. Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

A Câmara Municipal de Unaí sediou, nessa quarta-feira (17)uma reunião técnica regional para apresentação do Plano Viver Sem Limite, idealizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Unaí. O evento reuniu sete cidades da região: João Pinheiro,Paracatu, Natalândia, Riachinho, Bonfionópolis, Urucúia e Unaí que foi escolhida como cidade sede do noroeste de Minas. 

O prefeito Delvito Alves destacou a importância do desenvolvimento desse tipo de iniciativa. Para ele, é de extrema relevância que os municípios se empenhem para proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. “É fundamental a união de forças para que consigamos garantir tudo aquilo que elas têm direito, como uma educação de qualidade, acessibilidade e outras coisas. Isso que está acontecendo aqui hoje é um grande passo para alcançarmos esses objetos.”

Ronaldo Peres do Amaral- Apoiador Institucional do Plano Viver sem Limites , que representou a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. Além dele, compuseram a mesa o prefeito Delvito Alves, a presidenta da Câmara de Unaí vereadora Luciana Alves, Prefeito de Bonfionópolis senhor Donizete Antonio representando os demais municípios, Glewton Guimarães presidente da Câmara Municipal de Paracatu representando as demais Câmaras da Região e o senhor Cláudio Nunes Coutinho presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Unaí- APDU

De acordo com Ronaldo, Unaí é a 4ª  cidade visitada e cada cidade tem problemas diferenciados, a intenção do programa é identificar esses problemas para poder atuar de forma mais efetiva e apropriada com cada realidade.O Viver Sem Limite conta com o envolvimento de 15 ministérios e foi iniciado no ano passado. Ele está baseado em quatro eixos temáticos: inclusão social, acessibilidade, acesso à educação e atenção à saúde.

Também faz parte do plano a facilitação de crédito junto ao Banco do Brasil para que pessoas com deficiência possam adquirir produtos de tecnologia assistiva. É o BB Crédito Acessibilidade. Quem apresentou a linha de crédito foi o gerente da agência do Banco do Brasil em Unaí, Stanley Taylor Cardoso falou sobre o lançamento dessa linha de credito com juros subsidiados para aquisição de produtos de tecnologia assistiva que favorece à aquisição de equipamentos que viabilizem à acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, com taxas de juros de 0,7% ,  abaixo das oferecidas no  mercado .

O vereador Netinho do Mamoeiro 1º Secretario da Mesa Diretora da Câmara de Unaí, parlamentar representante dos portadores de necessidades especiais, falou em nome da câmara e salientou a importância de se realizar um evento dessa magnitude “ Através de uma reunião dessas é que podemos verdadeiramente conhecer quais os planos oferecidos pelo Governo Federal que beneficiam os portadores de alguma deficiência” disse o vereador .