EDUCAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ

por daniel — publicado 28/12/2017 17h45, última modificação 14/08/2020 16h46

 

Ao longo do ano de 2017, a Câmara Municipal de Unaí vem desenvolvendo atividades com o intuito de promover a educação política e cidadã dos jovens e adolescentes do município de Unaí. São programas executados através da Escola do Legislativo que abrem as portas da Casa Legislativa para as dúvidas e questionamentos dos estudantes acerca do funcionamento da Câmara e do trabalho dos vereadores.

 

ESCOLA NA CÂMARA

Lugar de criança é na escola. E o Lugar da escola é...? Na Câmara. Sim na Câmara. Em agosto de 2017, a Câmara Municipal de Unaí iniciou o Projeto Escola na Câmara, com o foco voltado para as nossas crianças e adolescentes, afinal de contas, cidadania se aprende desde cedo.

O projeto consiste em visitas das escolas à Câmara Municipal, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer o Plenário e de assistir a palestras sobre temas relacionados ao Poder Legislativo Municipal. Na pauta, estão as funções dos vereadores, a história da política brasileira, a composição da Câmara e o Processo Legislativo (ou seja, como são feitas as leis municipais), e formas de acesso às informações produzidas pela Câmara.

O que faz um vereador? De quantos vereadores é composta a nossa câmara? O que um vereador pode ou não pode fazer? Estas são algumas das perguntas respondidas pelos servidores da Câmara responsáveis pelas palestras.

Na ocasião, também são distribuídas cartilhas produzidas pelo setor gráfico da Câmara Municipal de Unaí com base no material fornecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, contendo informações sobre o “Papel do Vereador”.

Mais de 450 estudantes já visitaram a Câmara Municipal através do Projeto Escola na Câmara. Converse com o seu professor, a próxima escola pode ser a sua.

Para agendar uma visita à Câmara Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo:

Avenida José Luiz Adjuto, 117.

Telefone: 36761477

e-mail: câmara@unai.mg.leg.br


PARLAMENTO JOVEM

Voltado para os estudantes do Ensino Médio, o Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia de Minas Gerais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica e Câmaras Municipais de todo o Estado, com o objetivo de fomentar a educação política e cidadã junto aos nossos jovens.

Na edição de 2017 participaram 65 municípios mineiros, divididos em Polos Regionais. O Polo Noroeste de Minas é composto pelos municípios de Unaí, Bonfinópolis de Minas e João Pinheiro.

O Projeto acontece desde o a ano de 2004, tendo sido expandido para todo o Estado em 2010, devido ao seu grande sucesso.

O município de Unaí iniciou sua participação em 2015, fazendo parte do Polo Triangulo Mineiro. A Adesão da Câmara Municipal de João Pinheiro, em 2016, possibilitou a formação do Polo Noroeste, trazendo o Projeto para o seio de nossa região. A edição de 2017 contou também com o Município de Bonfinópolis de Minas e o tema debatido foi: EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS.

Saldo Positivo

No Município de Unaí, 40 alunos concluíram o projeto, participando das etapas municipal e regional. Destes foram escolhidos dois estudantes, que representaram a Cidade de Unaí na etapa estadual realizada em Belo Horizonte. Do Polo Noroeste também saiu o tema que será debatido em todo o Estado de Minas Gerais, na edição 2018 do projeto: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

 

Como funciona?

O Projeto inicia com a formação básica onde os alunos conhecem melhor o processo legislativo. Depois eles partem para a formação específica, que trata do tema de forma mais profunda. E é nessa fase que eles discutem os principais problemas e formulam soluções, através de propostas que serão aperfeiçoadas para serem discutidas e votadas nas PLENÁRIAS, que são reuniões dirigidas pelos próprios alunos, onde eles têm a chance de debater, melhorar, votar e rejeitar ou aprovar essas propostas, formando então o documento final da Plenária.

Serão 3 plenárias, a Plenária Municipal, a Plenária Regional e a Plenária Estadual onde as propostas aprovadas irão fazer parte do documento final do projeto, contendo as sugestões dos alunos de todo o Estado de Minas.

Estudantes do Ensino Médio interessados em participar do Projeto Parlamento Jovem podem entrar em contato com a Escola do Legislativo, que fica Av. José Luiz Adjuto, nº 117, Bairro Centro, Unaí-MG, Telefone: (38) 3676-1477.

O Projeto visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, criando para os jovens uma oportunidade de vivenciar a política no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

No cronograma de atividades estão cerca de dez oficinas e três plenárias, sendo uma municipal, uma regional e uma estadual. As propostas desenvolvidas pelos alunos são discutidas nas Plenárias municipal e regional, e então apresentadas na plenária estadual, onde serão apreciadas pela comissão de participação popular da ALMG. Das propostas apreciadas podem surgir projetos de Lei.