Câmara Municipal realiza Reunião Especial e convida Embrapa Cerrados para falar sobre agricultura familiar
Responsável por uma parcela significativa da produção agropecuária brasileira a Agricultura Família tem sido principal geradora de postos de trabalho no meio rural.
Senhor Marcelo Gastal pesquisador da Embrapa Cerrados foi convidado para esclarecer melhor a forma que é realizada essa participação em nosso Município.
Marcelo Gastal exemplificou outras regiões que também foram atendidas pelos projetos elaborados pela Embrapa Cerrados como, segundo o palestrante, Unaí tem 30 % da sua produção agrícola destinada para a merenda escolar, mas esse numero pode ser maior, podendo chegar a 10 %, desta forma o dinheiro arrecadado com essa produção ficaria em nosso município, gerando mais renda e consequentemente mais trabalho produzindo uma produção sustentável. “ O IMPORTANTE NÃO É PRODUÇÃO EM MASSA, MAS PRODUÇÃO PELAS MASSAS” finalizou o palestrante.
Uma das organizadoras e idealizadoras dessa Reunião, vereadora Dorinha Melgaço, falou sobre a importância de se realizar eventos desse gênero, uma vez que é conhecedora dos assentamentos e do trabalho realizado pelo pequeno produtor. A vereadora afirmou que já foi e esta sendo realizado reuniões com o executivo, Ima e outras entidades para encontrarem soluções que favoreçam esses trabalhadores. Queremos insvestir mais sobre a merenda escolar, uma vez que nós do poder publico temos que trabalhar e sistematizar ações que caminhem junto ao pequeno produtor, eu acredito no desenvolvimento do nosso município.” Disse a vereadora.
Cláudio Takao Karia chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa , informou que em projetos como esse está sendo desenvolvido novas tecnologias para o avanço dessas pesquisas nos município. A idéia é que com o tempo as organizações possam andar com suas próprias pernas.
O vice prefeito de Unaí Hermes Martins se diz sabedor da importância da presença da Embrapa Cerrados em nosso município, afirmou que o executivo dará total apoio aos pesquisadores que desenvolvem estudos que visam melhorar a agricultura familiar , a secretaria Municipal de Gestão Participativa e assuntos distritais foi criada para dar apoio aos projetos de assentamentos e associações Rurais que já receberam duas maquinas para o trabalho rural, a intenção é beneficiar todos os assentamentos do nosso município num total de 36 .
Luciana Alves Vereadora Presidenta também disse ser de muito importância realizar eventos como esse, uma vez que vivemos em uma região onde a base principal de renda vem da agricultura, e com esses eventos passamos a entender melhor onde estão os gargalos e encontrar meios de resolver os problemas e valorizar o homem do campo. A vereadora disse esta à disposição da Embrapa Cerrados e desejou que esta seja apenas a primeira de uma serie de eventos desse porte a serem realizados nessa Casa de Leis, onde quem ganha é o nosso município.