Lei Orçamentária de 2009 é discutida na Câmara de Unaí

Para se elaborar as diretrizes que irão reger a Lei Orçamentária para o exercício de 2009, a Câmara de Vereadores de Unaí realizou no inicio desta semana, uma Audiência Pública que com a presença de vários segmentos foi discutido o tema.

Testos para jornais

A Lei de Diretrizes Orçamentária foi instituída pelo governo Federal em 1988 e é peça fundamental na gestão fiscal dos poderes públicos, componente essencial do ciclo de planejamento e da tríade orçamentária. Trata-se de um instrumento que possibilita o Poder Legislativo orientar a elaboração da proposta orçamentária, a cargo do Poder Executivo. Essa sistemática permite a discussão de princípios essenciais da estrutura do orçamento anual, sem que se ocorra o risco de uma proposta que, embora consistente, não atendesse a demandas especificas da população, inclusive representadas pelos membros legiferantes.

Em outras palavras isso significa que a população tem todo o direito de sugerir onde e quando vão se realizados os gastos públicos, indicando e sugerindo novos projetos. Com o intuito de se ouvir a maior parcela possível da comunidade, realizou-se nesta ultima terça-feira, dia 24 de junho, Audiência Pública procurando direcionar os trabalhos. Com a presença de vários vereadores, do comando da Policia Civil e representantes do Governo Municipal, a reunião foi bem proveitosa, segundo o vereador Ilton Campos, que presidiu a sessão. Depois de analisar o exposto, o presidente da Comissão deixou o prazo de 15 dias a partir daquela data, para que qualquer membro da comunidade possa entrar com um projeto que ache pertinente para a sociedade. A reunião, para os organizadores, contou com um número insignificante em termos de representação popular, tendo alguns dos presentes comentado sobre a não preocupação da população para com os trabalhos em seu município mesmo quando elas lhes dizem respeito diretamente. Mesmo com a pouca participação os trabalhos terão prosseguimento e serão viabilizados para sempre um melhor desenvolvimento de Unaí como um todo. Mais informações poderão ser obtidas diretamente na Câmara Municipal d e Vereadores.