MAIS CRÉDITO PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DE UNAÍ
Em atendimento às diversas solicitações dos servidores do Município de Unaí, os vereadores da Câmara Municipal se uniram para dar celeridade ao Projeto de Lei n.º 180/2022, de autoria do Prefeito Municipal José Gomes Branquinho, que altera dispositivos da Lei Complementar n.º 3, que “contém o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Unaí – Estado de Minas Gerais”. Em síntese, o PL 180/2022 promove o aumento da margem consignada de 30% para 35%.
Uma ação conjunta do Presidente da Câmara, vereador Valdmix Silva (PSDB), juntamente com os membros da mesa diretora e demais vereadores proporcionou a agilidade na votação da matéria. A margem de 35% já era realidade para os servidores federais, mas faltava regulamentação no Município de Unaí. O Projeto foi aprovado em segundo turno durante a 7ª Reunião Extraordinária do ano de 2022 e teve, no mesmo dia, a sua redação final também aprovada. A Sanção pelo Poder Executivo aconteceu no dia seguinte (30 de dezembro), proporcionando aos servidores a possibilidade de usufruir do benefício logo no início de janeiro de 2023.
NÃO UM BENEFÍCIO, MAS UMA NECESSIDADE.
O aumento no crédito dos servidores municipais também poderá ter forte impacto na economia local, seja direta ou indiretamente, fomentando o comércio e promovendo melhoria na qualidade de vida de muitos cidadãos unaienses.
A demanda, por parte dos nossos servidores públicos, foi comunicada à Prefeitura pela Caixa Econômica Federal, através do ofício nº 0092/2022, da Agência da Caixa em Unaí. No, mesmo documento o Banco informa a possibilidade de atender aos nossos servidores, desde que fosse providenciada a devida alteração no Estatuto dos Servidores.
Outro fator decisivo para esta alteração foi a “famigerada” pandemia do Covid-19, que trouxe, além de grande comoção e problemas de ordem psíquica e emocional, uma grande crise financeira, acompanhada de despesas extras com questões de saúde. As altas taxas existentes inclusive no “mercado informal” foram empecilhos para muitas famílias, colocando em risco a estabilidade financeira dos cidadãos.