MAIS ESPAÇO PARA A CULTURA UNAIENSE

por Daniel Salgado publicado 16/12/2024 17h35, última modificação 16/12/2024 17h57
Câmara inaugura o Espaço Memorial e Cultural Vereador Altir de Souza Maia

A Câmara Municipal de Unaí realizou, no dia 11 de dezembro de 2024, a cerimônia de inauguração do Espaço Memorial e Cultural Vereador Altir de Souza Maia. Um projeto inovador que tem a intenção de preservar e divulgar a nossa cultura e manter acesa a memória do povo unaiense.

Cuidadosamente planejado, o Espaço Memorial e Cultural Vereador Altir de Souza Maia foi projetado e construído para proporcionar uma experiência interativa aos visitantes, fazendo a conexão entre o passado e o presente, mas sem tirar os olhos do futuro. Acessibilidade, conforto térmico e acústico, vídeos, textos, interatividade, irão garantir uma experiencia de visitação inesquecível para estudantes, autoridades e turistas que poderão conhecer a história do poder legislativo unaiense.

Além da história da Câmara Municipal de Unaí, o Espaço Memorial também acolherá manifestações artísticas, artesanato, literatura e eventos relacionados à cultura de Unaí e do Noroeste Mineiro.

A inauguração contou com a presença de autoridades da Câmara Municipal e de diversos segmentos, além de familiares e amigos do homenageado. A partir de agora, toda comunidade poderá usufruir de um espaço especialmente planejado para contar e preservar a história do Poder Legislativo de Unaí.

 

QUEM FOI ALTIR DE SOUZA MAIA?

Altir de Souza Maia foi uma figura essencial na história de Unaí. Com uma trajetória marcada pelo profundo compromisso com o desenvolvimento comunitário, cultural e rural. Sua dedicação a Unaí e sua capacidade de transformação deixaram um legado duradouro.

 - Dr. Altir foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí por 13 anos. Durante sua gestão, trabalhou intensamente para recuperar a saúde financeira do sindicato e foi fundamental para o ressurgimento da Exposição Agropecuária de Unaí, consolidando o evento como o maior e mais importante do município.

 - Atuou como Chefe do Departamento de Patrimônio Imobiliário das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), onde foi responsável pela gestão e administração de bens e imóveis da empresa, desempenhando um papel estratégico no setor.

 - Exerceu a função de Diretor Fundiário no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde foi responsável por ações de reforma agrária e apoio aos pequenos produtores rurais.

 - Vereador da Câmara Municipal de Unaí (1963–1967), contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas voltadas para o bem-estar da população, especialmente na área rural e de infraestrutura.

 - Exerceu o cargo de presidente da Academia Unaiense das Letras e das Artes, promovendo o desenvolvimento cultural e educacional na cidade, e sendo uma figura central na valorização da literatura e das artes locais.

 - Diretor da Academia de Letras Agrárias (ABLA), promovendo a integração da literatura com os temas agrários e rurais, e contribuindo para o debate sobre o desenvolvimento do Brasil no contexto agrícola.

 - Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Agrário – ABDA. Dr. Altir desempenhou um papel de destaque na defesa dos direitos agrários no Brasil, com ênfase na proteção das pequenas propriedades rurais e no fortalecimento da legislação agrária brasileira.

 - Altir de Souza Maia foi advogado e escritor. Era viúvo de Gildina Soares de Souza Maia, falecida também no ano de 2021, aos 84 anos. Deixaram dois filhos: Marcos Vinícius e Marco Antônio.

 - Dr. Altir foi admirador da obra “Os Lusíadas” de Camões e nas suas palestras utilizava o seguinte trecho: “Com o vento as taquaras se dobram, mas não se quebram”. O nosso homenageado deixa muitos frutos para o futuro e uma lacuna em nossos corações.

 - O nome do Dr. Altir de Souza Maia fica na memória imortalizada pela história de Unaí e de todos os seus cidadãos e a partir de hoje, se imortaliza também através da obra inaugurada, que recebe o nome: ESPAÇO MEMORIAL E CULTURAL VEREADOR ALTIR DE SOUZA MAIA.