Movimento de Ocupação e Reitor da UFVJM fazem reunião na Câmara.

por daniel — publicado 11/11/2016 16h36, última modificação 14/08/2020 16h46
Acadêmicos e representantes do Movimento de Ocupação da UFVJM vão à Câmara e apresentam reivindicações

Após o pronunciamento dos alunos da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Muciri, durante a reunião do dia 3 de novembro, os Vereadores da Câmara Municipal de Unaí (MG) se ofereceram para mediar uma reunião entre reitor da universidade e representantes do movimento de ocupação. A reunião aconteceu no dia 07 de novembro, segunda feira no Plenário da Câmara de Unaí.

Os alunos iniciaram a reunião exibindo um vídeo com depoimentos de alunos e membros da comunidade unaiense, contrários à saída do Campus da Cidade de Unaí. Após o vídeo, o acadêmico Rodrigo Lopes Bassoli se dirigiu à tribuna para falar sobre os motivos da ocupação da Universidade. Em seguida o reitor falou sobre suas visitas a outros campus ocupados, e sobre as dificuldades enfrentadas pela universidade. Também falou sobre as providências que vêm sendo tomadas.

Os universitários tiveram a oportunidade de apresentar suas dificuldades ao reitor. Dentre as principais preocupações estão: contratação de professores para os cursos profissionalizantes; urbanização do Campus definitivo e; reparos e melhorias nas instalações do Campus provisório até que ocorra a mudança para o Campus definitivo, que tem previsão de inauguração para agosto de 2017.

Além do Magnífico Reitor, senhor Giuciano Saraiva Nogueira, estiveram presentes o senhor José Gomes Branquinho, Prefeito eleito do Município de Unaí, o Vereador Petrônio Nego Rocha (PMDB), Presidente da Câmara Municipal de Unaí, o diretor do Instituto de Ciências Agrárias do Campus de Unaí, senhor Saulo Araújo, e os Vereadores

Andréa Machado (PSD), Alino Coelho (PSDB), Dorinha Melgaço (PDT), Edimilton Andrade (PHS), Eugênio Ferreira (PMDB), Ilton Campos (PHS), Netinho do Mamoeiro (PV), Paulo do Saae (PSL), Paulo Arara (PSB) e Zé Lucas (PR).