NOVEMBRO AZUL
Unaí, 31/10/2017
Chegou a vez dos homens. Nos meses de outubro e novembro, por todo o mundo, a sociedade se organiza para refletir e promover ações de prevenção ao câncer de mama, de colo de útero e de próstata. Prédios públicos e monumentos se cobrem das cores rosa (em outubro) e azul (em novembro) na intenção de chamar a atenção da população para o fato de que é possível prevenir o câncer com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis como a prática de exercícios físicos e a boa alimentação.
Durante o mês de novembro também é contemplado, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Este que um dos tipos de câncer mais comuns e o segundo de maior incidência nos homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A Maioria dos casos (cerca de 75%) acontece em homens com mais de 65 anos.
A grande maioria dos tumores cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Entretanto, em alguns pacientes o tumor pode crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos.
O risco de mortalidade é reduzido quando o câncer é diagnosticado e tratado logo no início.
SOBRE A PRÓSTATA
A próstata é uma glândula que tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Este pequeno órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Importante lembrar que somente os homens possuem a próstata. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
As informações apresentadas neste portal em hipótese alguma substituem a consulta médica. Em caso de dúvidas, procure um especialista de sua confiança.
Fontes:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao