OUTUBRO ROSA

por daniel — publicado 05/10/2017 16h25, última modificação 02/10/2023 14h03
Mês de reflexão e prevenção ao câncer de mama

OUTUBRO ROSA

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O nome remete à cor do laço rosa, que é usado pelas pessoas, empresas e entidades que aderem à campanha.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres em todo o mundo, e é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais; história reprodutiva e hormonal e; fatores genéticos e hereditários.

As chances de cura são maiores quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, por isso é tão importante que elas conheçam o próprio corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

MAMOGRAFIA

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

SINTOMAS

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de algum dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

HISTÓRICO DO OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde ações isoladas de prevenção ao câncer de mama eram realizadas por vários Estados, sempre no mês de outubro. Diante disso, Congresso Americano votou pela unificação destas ações, tornando o mês de Outubro o mês nacional de prevenção do câncer de mama nos Estados Unidos.

O laço cor-de-rosa foi lançado na última década do século 20, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. O termo Outubro Rosa, no entanto, só surgiu em 1997, quando entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram a fomentar ações voltadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. A partir de então, no décimo mês de cada ano, os laços cor de rosa começaram a enfeitar as cidades, em especial os locais públicos que, em muitos casos são iluminados com a cor característica do evento.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2002, quando um grupo de simpatizantes, com o apoio da iniciativa privada, iluminou o monumento “Mausoléu do Soldado” (popularmente conhecido como Obelisco) no Parque do Ibirapuera em São Paulo. A esta ação, seguiram-se outras, dando força ao movimento por todo o país.

 

Fontes:

Portal Brasil, com informações do Inca e do Ministério da Saúde

(www.komen.org).

(www.pink-october.org).