PACIENTES COM MIELOMENINGOCELE TERÃO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM UNAÍ
O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, Projeto de Lei Ordinária nº 136 de 2023, que “Dispõe sobre o atendimento prioritário a pacientes com mielomeningocele comprovada para realização de consultas médicas, odontológicas, exames médicos, terapias e fisioterapias disponíveis na rede municipal de saúde”. O Projeto é de autoria da Vereadora Andréa Machado (PSD) e tem o objetivo de dar mais celeridade ao tratamento da doença, além de promover melhor qualidade de vida para os pacientes.
“Apesar de não ter cura, a agilidade no atendimento dos tratamentos e o devido acompanhamento médico são muito importante para trazer melhor qualidade de vida tanto para as crianças e os adolescentes acometidos pelo problema”, disse a vereadora ao apresentar o projeto.
A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. A enfermidade é considerada uma das mais graves anormalidades do tubo neural.
No primeiro mês da gravidez, os dois lados da espinha dorsal se unem para cobrir a medula espinhal, os nervos e as meninges, mas por algum motivo desconhecido pela ciência, às vezes essa união não se dá corretamente, provocando mielomeningocele.