Poder Legislativo de Unaí nos 25 anos da CNC

Desde os tempos do Império, o café vem sendo fiel divisor de subidas e descidas da balança comercial brasileira. Sua importância em termos monetários e até mesmo a importância cultural, por associar o nome do país ao produto já deu glórias e orgulho a todos que aqui nasceram. Muitas dificuldades tiveram os cafeicultores de todo o país desde a primeira muda plantada.
Poder Legislativo de Unaí nos 25 anos da CNC

Legislativo e Cooperativas da região mostraram sua força

Testos para jornais

Com o passar dos anos, o numero de produtores de café foi aumentando ao passo de hoje se ter mais de 390 mil agricultores plantando café, sendo que a grande maioria, cerca de 90% da demanda, são pequenos produtores. A solução para o escoamento de tanta mercadoria que envolve hoje mais de 8 milhões e 500 mil pessoas se deu com a criação de cooperativas. Com as cooperativas veio a necessidade de um orgão regulador maior e que desce ressonância em todo o país, principalmente aos estados maiores produtores, onde Minas Gerais se destaca com mais de 50% da produção nacional. Criou-se então no ano de 1981, a exatos 25 anos a CNC (Confederação Nacional do Café). Muitas lutas e conquista forma desenvolvidas neste quarto de século e hoje a CNC é uma grata realidade aos anseios daqueles que vivem em função da fruta cafeinada. Para a comemoração de suas Bodas de Prata, o auditório da sede em Brasília, foi palco para a noite que contou entre grandes nomes da política como o vice Presidente da República José de Alencar, vários deputados federais, e até o ex-Governador de São Paulo Orestes Quércia. Convidados pelo senhor Silas Brasileiro, ex-deputado Federal e hoje, Diretor da CNC e já de ida marcada para o Ministério da Agricultura, onde será Secretário Executivo, tendo assim funções e distinção de Ministro, o Vereador Presidente do Legislativo de Unaí Euler Braga, juntamente como Líder do P e do Governo, Vereador Juca da Coagril estiveram presentes à solenidade , levando o abraço do município de Unaí em tão importante ocasião, aja visto que Unaí vem se destacando também no plantio do já consagrado, Café do Cerrado. De Unaí estavam também presentes representantes das cooperativas que foram mostrar a sua força e sua união.