Poder Legislativo tenta reativar Barqueta de Santo Antônio do Boqueirão

Vereador Euler Braga acompanhando o colega Edimilton Andrade, estiveram em Pirapora, na Capitânia dos Portos, procurando uma solução para a continuidade da famosa Barqueata. Procurando uma solução para o problema é que estiveram na cidade de Pirapora, cidade que possui sede da Capitânia dos Portos responsável pela bacia do São Francisco e consequentemente, com jurisdição no rio Preto, para que uma solução pudesse ser dada ao impasse uma vez que faltam poucos mais de dois meses para as festividades que movimenta toda a região.

A Barqueata de Santo Antônio do Boqueirão se tornou um ponto obrigatório nas comemorações que se fazem em junho no distrito que leva o mesmo nome. O trajeto vai da Cachoeira do rio Preto, no perímetro urbano de Unaí e chega até ao distrito. Neste trajeto são recolhidos todo e qualquer lixo encontrado às margens do rio, tornando o passeio, também ecologicamente correto. Por motivos de irregularidades nas embarcações, quando seus proprietários, muitos deles, não estavam de acordo com todas as normas estabelecidas pela Capitania dos Portos, a mesma não se realizou no ano anterior. Procurando uma solução para o problema é que estiveram na cidade de Pirapora, cidade que possui sede da Capitânia dos Portos responsável pela bacia do São Francisco e consequentemente, com jurisdição no rio Preto, para que uma solução pudesse ser dada ao impasse uma vez que faltam poucos mais de dois meses para as festividades que movimenta toda a região.

Recebidos pelo Capitão Marcelo Sibelino, os vereadores expuseram o problema em busca de uma solução a qual o responsável pela unidade disse que, o que poderia ser feito seria uma nova reunião em Unaí, quando todos os procedimentos seriam mais uma vez explicados e assim dar o auxilio necessário para os participantes. Para o Capitão Marcelo, a Marinha do Brasil não permite que uma embarcação trafegue pelas águas de seus rios e mares sem que as devidas normas sejam cumpridas, o que somente traz segurança para o seu condutor.

Edimilton Andrade, grande entusiasta pela volta da barqueata e um dos coordenadores do evento, que para ele, a barqueata é mais um marco para a história de Unaí, espera que com a vinda de uma equipe da Marinha aqui em Unaí e, com uma conscientização maior de todos, a barqueata será realizada com um bom numero de participantes, levando mais alegria as festividades.

Os vereadores esperam agora a definição da data da vinda da equipe, para que possam assim fazer a devida divulgação e esperam ainda, que a população, os proprietários de barcos que estiverem irregulares possam, dentro das condições que serão colocadas, regularizar sua situação junto ao órgão e participar desta e de outras atividades junto as correntes d'água sem que nenhum empecilho venha atrapalhar seu passeio.