Presidente da Câmara de Unaí, vereador Hermes Martins Souto, participa de seminário regional com propostas voltadas para a região do entorno

Unaí, juntamente com Buritis e Cabeceira Grande, são os únicos três municípios do estado de Minas que fazem parte da conhecida RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal), e esteve representado pelo presidente da Câmara, vereador Hermes Martins Souto.

A convite do presidente da CODEPLAN (Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central), Dr. Miguel Lucena, o vereador Hermes Martins Souto esteve em Brasília, no ultimo dia 02, em seminário regional que discutiu estratégias de desenvolvimento para a região geoeconômica de Brasília, reiniciando as discussões sobre os diversos problemas que a mesma enfrenta. Em mesa formada pelos secretários ligados a saúde, educação e transportes, contando inclusive com a presença do secretário de estado do Entorno, Dr. Renato Andrade dos Santos e ainda representantes dos 22 municípios que compõem a região, discutiu-se novas regras para o seu desenvolvimento com cinco tópicos a serem trabalhados: 1 – Desenvolvimento Regional 2 – Infraestrutura 3 – Saúde 4 – Educação com capacitação 5 – Cultura/Turismo/Esporte e Lazer.

Unaí, juntamente com Buritis e Cabeceira Grande, são os únicos três municípios do estado de Minas que fazem parte da conhecida RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal), e esteve representado pelo presidente da Câmara, vereador Hermes Martins Souto que participou das primeiras diretrizes desse novo Governo para com a região que estima-se, possui quase 4 milhões de habitantes. Os problemas discutidos foram desde a segurança a transporte, educação, saúde e moradia e incentivo a criação de industrias de manufaturação dos produtos produzidos. Há uma preocupação em relação a falta de energia elétrica em vários municípios, problema esse que não se encontra nos de Minas Gerais devido a existência da hidrelétrica de Queimados e mais duas que serão construídas na região. Na reunião se discutiu a criação de um fundo financeiro para o entorno, com a contribuição de todos os 22 municípios, criando-se assim um caixa para que atenderá as primeiras necessidades.

Hermes Martins Souto ficou satisfeito com a reunião e falou sobre a mesma.

Eu realmente fiquei muito satisfeito com a reunião devido o grande número de agentes públicos e políticos que estão unidos em dar uma solução para a região do

entorno. Os problemas são muitos como moradia, saúde, segurança e a grande falta de empregos. Esperamos que com a união de todos os 22 municípios, possamos nos mostrar fortes e atrair cada vez mais investimentos. Unaí se orgulha em fazer parte da RIDE e já estamos acostumados a realizar esse trabalho em prol de um crescimento maior para todos. Esperamos que nesse ano, quando temos novos governantes nas esferas estadual e federal, possamos, realmente avançar e fazer a nossa região ser melhor conhecida e aproveitada. Temos água , energia, boas terras e muitas pessoas que esperam oportunidades para melhorem suas vidas. Esse foi apenas o primeiro passo e estaremos atentos às próximas reuniões quando Unaí terá a sua participação cada vez mais destacada”.

A próxima reunião sobre as estratégias de desenvolvimento para a região será realizada no mês de abril em Brasília em data ainda a ser definida.