VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É ASSUNTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ

por daniel — publicado 15/03/2018 17h55, última modificação 14/08/2020 16h46
Tem início oficialmente o Projeto Parlamento Jovem no Município de Unaí

A Câmara Municipal de Unaí reuniu autoridades e jovens estudantes do ensino médio para celebrar o lançamento do Projeto Parlamento Jovem em nosso município. A cerimônia começou com a exibição de um vídeo institucional produzido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que conta a história do projeto através de depoimentos de professores, monitores e alunos. Os presentes também ouviram os depoimentos das alunas Lisa Guimarães e Ana Luíza Pereira, que compartilharam suas experiências no Projeto e proferiram palavras de incentivo aos jovens.

A mesa de honra foi composta pelos presidentes das câmaras de Unaí, Olímpio Antunes (PSC); João Pinheiro, vereador Alexandre da Farmácia; Bonfinópolis de Minas, vereadora Lívia Matos e; Natalândia Vereador Getúlio da Agricultura. Também ocuparam a mesa a Sra. Fabiana Melo, representando a Superintendência Regional de Ensino; Sra. Eliane Rosa do Amaral, diretora da Escola Estadual Dom Eliseu; Major Ronaldo de Souza Borges, representando o 16º Região de PMMG; o Tenente Osvando, representando o 28º Batalhão da PMMG; a sargento Katia da PMMG e; o Dr. Douglas Magela, Delegado Regional da Polícia Civil do Estado de Minas gerais. Ocuparam seus lugares nas bancadas os vereadores: Paulo Cesar Rodrigues (PSL); Valdmix Silva (PMN); Ilton Campos (PHS) e; Tião do Rodo (PRP).

A cerimônia também contou com a presença de alunos e professores das escolas participantes do Projeto em Unaí: E.E. Dom Eliseu; Colégio Athos; E.E. Tancredo Neves; E.E. Virgílio de Melo Franco; E.E. Vigário Torres; E.E. Domingos Pinto Brochado; E.E. Maria Assunes Gonçalves; E.E. Delvito Alves; E.E. Juvêncio Martins (Escola Agrícola); Fundação CEPASA e; Colégio do Carmo.

 

OFICINAS

Após o encerramento da cerimônia, os presentes foram convidados para assistirem a duas palestras. A primeira foi ministrada pela Sargento Katia da PMMG, que falou sobre a “Violência doméstica”. A segunda oficina ficou a cargo da Dra. Fabiana Barreto Nascimento, da Polícia Civil, que falou com os alunos sobre a Lei Maria da Penha e suas implicações. Os alunos do projeto demonstraram o quanto estão preparados para debater o tema, interagindo com as palestrantes com perguntas, depoimentos e manifestando suas opiniões.

 

HISTÓRICO

O Projeto Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Pontifícia Universidade Católica em parceria com as Câmaras Municipais do Estado de Minas Gerais. Acontece desde o a ano de 2004, tendo sido expandido para todo o Estado em 2010, devido ao seu grande sucesso. O objetivo é a formação política e cidadã dos jovens alunos de ensino médio.

Nesta edição participam 88 municípios mineiros, divididos em 16 Polos Regionais. O município de Unaí iniciou sua participação em 2015, fazendo parte do Polo Triangulo Mineiro. A Adesão da Câmara Municipal de João Pinheiro, em 2016, possibilitou a formação do Polo Noroeste, trazendo o Projeto para o ceio de nossa região. A edição de 2018 conta também com os Municípios de Bonfinópolis de Minas e Natalândia.

A cada ano um tema é escolhido para ser trabalhado. Durante a última Plenária Estadual, os alunos escolheram pelo voto o tema: Violência contra a mulher.

 

Para mais informações sobre o Parlamento Jovem, entre em contato pelo telefone: 36761477, pelo portal da Câmara: www.unai.mg.leg.br, ou pelo e-mail câmara@unai.mg.leg.br